911 GT3 2022: te leva de casa para o trabalho e ainda quebra alguns recordes pelo caminho...
Versão mais extrema do Porsche é revelada e chega ao Brasil neste ano
A Porsche revelou nesta terça-feira (16) uma das versões mais emblemáticas para a gama 911, agora baseada na geração mais recente do esportivo.
Estamos falando do novo 911 GT3, versão que se destaca em relação às demais por trazer para um carro de rua muitos elementos que a Porsche desenvolve para seus modelos utilizados em competição. Com isso, o 911 GT3 se sobressai em termos dinâmicos e de desempenho.
A marca alemã detalha que a sétima geração do modelo contou com “estreita colaboração” de seu braço voltado para atividades de competição, no caso a Porsche Motorsport.
Segundo a marca, “a tecnologia de corrida é transferida para um modelo de produção de forma mais consistente do que nunca” no caso da nova geração do 911 GT3. Do modelo de corrida GT 911 RSR, o novo 911 GT3 compartilha o layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e alguns elementos aerodinâmicos encontrados na carroceria, como a generosa asa traseira. Do 911 GT3 R, por sua vez, chega “inalterado”, nas palavras da Porsche, o motor 4.0 aspirado com 6 cilindros contrapostos e 510 cv de potência.
A Porsche já confirmou que a nova geração do 911 GT3 chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano somente com a transmissão de dupla embreagem PDK com 7 marchas. Com essa combinação de motor e câmbio, o 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcança 318 km/h de velocidade máxima. Em outros mercados, o modelo também contará com a opção de câmbio manual de 6 marchas, o qual traz um pequeno ganho para a velocidade máxima (320 km/h), porém a aceleração de 0 a 100 km/h é mais lenta (3,9 segundos).
Entre seus feitos, logo de cara o novo 911 GT3 estabeleceu um recorde em Nürburgring-Nordschleife ao percorrer os 20,8 km do circuito em menos de 7 minutos. O piloto da Porsche, Lars Kern, precisou de exatos 6:59.927 minutos para completar o traçado. Com isso, o modelo foi 17 segundos mais rápido que seu antecessor, um feito notável e que deixa clara a evolução do modelo. Vale destacar que o 911 GT3 utilizado na prova contava com um jogo opcional de pneus de alta performance que a Porsche vai oferecer em alguns mercados para o modelo.
O que torna o 911 GT3 um esportivo tão singular é que, apesar de todo o apetite por velocidade e herdar vários componentes de seus primos de competição, uma das premissas de seu projeto é que ele também pode ser usado como um pacato carro para o dia a dia caso seu proprietário assim o desejar. Logo, é possível ir de casa ao trabalho todo dia a bordo do 911 GT3 com a mesma desenvoltura com que o Porsche encara as curvas de um autódromo. Por seu feito no circuito alemão, o 911 GT3 2022 deixa claro que apetite para isso não falta.
Entre os destaques de seu refinamento construtivo, o 911 GT3 de nova geração traz como alguns elementos próprios da versão o capô em CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), vidros mais leves para redução do peso, discos de freio otimizados, rodas de liga leve forjadas, entre outros diferenciais.
Na Europa, o modelo terá preço sugerido de 167.518 euros, ou exatos R$ 1.089.282 pela cotação atual. Adicionando impostos e demais custos de importação, podemos acrescentar mais um bom dinheiro em cima dessa cifra...