10 carros acessíveis que oferecem muita tecnologia
Alguns itens antes restritos a modelos de luxo hoje são encontrados em modelos mais baratos
A GM divulgou nesta semana um interessante comunicado no qual é possível constatar que o público brasileiro está disposto a pagar mais por tecnologias avançadas mesmo em automóveis de entrada.
No caso da gama Chevrolet, destaca a empresa, mais de 20% dos consumidores atuais da marca optam por modelos com pacotes de segurança mais avançados. Segundo a GM, trata-se de um percentual duas vezes maior do que há cerca de dois anos, quando as novas gerações de Onix, Onix Plus e Tracker ainda não haviam sido lançadas. Além do trio da Chevrolet, também é possível encontrar em outros compactos, sejam eles hatches, sedãs ou SUVs, versões com um nível superior de assistentes de condução e tecnologia embarcada.
Atualmente o Chevrolet Onix em seu catálogo Premier 2 é tabelado em R$ 88.890 e traz como principais equipamentos de destaque o assistente de estacionamento e o monitoramento de pontos cegos, este um importante aliado para tornar a condução mais segura. A mesma dupla também pode ser encontrada no sedã derivado Onix Plus, que custa R$ 93.260 no mesmo catálogo Premier 2.
Ainda falando sobre hatches e sedãs compactos, a Hyundai também oferece tecnologias de ponta em seus modelos de entrada. Atualmente o HB20 em seu catálogo topo de linha Diamond (R$ 86.490) conta com o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, bem como o aviso de saída involuntária da faixa de rodagem. Para quem precisa de mais espaço no porta-malas, o HB20S Diamond (R$ 90.490) também conta com os mesmos recursos, bem como o aventureiro HB20X na opção Diamond Plus (R$ 91.290). A ressalva é que o HB20X topo de linha ainda é movido pelo 1.6 16V aspirado, enquanto o hatch convencional e o três volumes contam com o moderno 1.0 turbo com injeção direta sob o capô.
Custando um pouco mais, o novo Peugeot 208 entrega em sua versão topo de linha Griffe (R$ 98.890) um pacote de tecnologia bastante completo. Nessa configuração o modelo produzido na Argentina sai de fábrica com o alerta de colisão com frenagem autônoma, farol alto automático, leitor de placas de velocidade e o assistente de permanência em faixa.
Interessante destacar que tanto o Peugeot 208 quanto o Onix Premier e o Onix Plus Premier mais completos oferecem o carregador de smartphones por indução. Uma pena, no caso do Peugeot, é que ele ainda segue com um motor 1.6 16V aspirado sob o capô, enquanto os concorrentes diretos de Chevrolet e Hyundai já tenham adotado propulsores de menor deslocamento e sobrealimentados para maior eficiência.
Entre os SUVs compactos, vale a pena destacar dois modelos, no caso o Chevrolet Tracker e o Nissan Kicks.
A partir da versão Premier com motor 1.0 turbo (R$ 122.730), o Tracker oferece os mesmos recursos dos irmãos Onix e Onix Plus, no caso o alerta de pontos cegos e o assistente de estacionamento, e acrescenta o alerta de colisão com frenagem autônoma. Os três modelos da Chevrolet, inclusive, se destacam no quesito conectividade ao oferecer o Wi-Fi nativo em sua central multimídia, que oferece conexão para até 7 dispositivos simultaneamente. O serviço de telemática OnStar é outro diferencial da Chevrolet a partir do segmento de veículos compactos.
No caso do Nissan Kicks, o SUV compacto recentemente renovado passou a oferecer na versão Exclusive com Pack Tech (R$ 122.490) o monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, sistema de câmeras 360º, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro e o aviso de saída involuntária de faixa. Ponto positivo também para o modelo fica por conta do competente sistema de som assinado pela Bose, que traz como diferenciais os 8 alto-falantes, sendo dois deles de 2,5” instalados dentro do encosto de cabeça do motorista. A solução é capaz de criar uma experiência sonora bastante imersiva a bordo do SUV e agradou bastante em nosso primeiro contato com o modelo da Nissan produzido em Resende (RJ).
Ainda na gama Nissan, a nova geração do Versa importada do México é uma opção de três volumes compacto com um nível maior de tecnologia. Em sua versão Exclusive (R$ 103.490) encontramos o modelo com monitoramento de pontos cegos e alerta de colisão com frenagem autônoma, além do prático sistema de câmeras 360°.
Por fim, importante destacar também o Volkswagen Nivus, que traz em seu catálogo Highline (R$ 111.820) itens como piloto automático adaptativo, algo raro de encontrarmos nessa faixa de preço, além do alerta de colisão com frenagem autônoma.
Em resumo, se há cerca de 10 ou 20 anos alguns itens avançados de tecnologia eram lançados apenas em modelos de luxo e demoravam um bom tempo para chegar até os veículos de maior volume, hoje em dia a rapidez com que novos recursos são criados torna a sua difusão cada vez mais veloz. Como é possível notar em nosso breve resumo, hoje em dia é possível encontrar muitos itens de ponta em modelos abaixo de R$ 100 mil, tecnologias que ajudam a aprimorar consideravelmente a segurança dos passageiros no automóvel e valem todo o dinheiro investido.