5 SUVs usados com tração 4x4 até R$ 60 mil para se aventurar

Jipinhos seminovos podem ser uma boa pedida para quem quer entrar no mundo da tração nas quatro rodas
Ford EcoSport 2019

Ford EcoSport 2019 | Imagem: Divulgação

Quer começar a fazer trilha, se aventurar em uma praia ou precisa de um 4x4 para andar em estradas de terra, mas está com o bolso raso? Uma boa saída é olhar para o mercado de usados e seminovos.

VEJA TAMBÉM:

São diversas opções de SUVs 4x4 usados até R$ 60 mil. Alguns mais capazes de enfrentar terrenos mais lamacentos enquanto outros topam passeios mais leves, mas entregando mais conforto. 

Para essas diversas alternativas, o AUTOO escolheu cinco opções que podem atender quem procura um carro até esse valor e entrar para o mundo da tração nas quatro rodas:

Mitsubishi Pajero TR4

Mitsubishi Pajero TR4 2014
Mitsubishi Pajero TR4 equilibra conforto com valentia off-road Imagem: Divulgação

O pequeno SUV da Mitsubishi é normalmente o primeiro carro para quem quer começar a ter um 4x4. O TR4 é conhecido por sua robustez mecânica e pelo bom sistema de tração. Com algumas alterações, é capaz até de enfrentar trilhas mais pesadas. É preciso estar atento, no entanto, com o alto consumo e a falta de espaço interno.

Por até R$ 60 mil dá para encontrar unidades 2015 equipadas com motor 2.0 flex de até 140 cv e 22 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas. A tração, claro, é 4x4 com reduzida, mas também foram vendidas versões 4x2 neste ano.

Suzuki Jimny

Suzuki Jimny 2016
Suzuki Jimny é pequeno, mas valente na trilha Imagem: Divulgação

Um dos mais valentes 4x4 no mercado, o Suzuki Jimny tem uma legião de fãs e é muito procurado tanto para quem quer fazer uma trilha mais pesada sem demandar muitas alterações ou até para passeios. Pequeno e com duas portas, o SUV leva quatro pessoas e praticamente não tem porta-malas.

Nesta faixa de preço é possível encontrar carros de 2014 para trás em várias versões de acabamento. Todas com o motor 1.3 a gasolina com 85 cv e 11,2 kgfm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas e a tração 4x4 é padrão, também com reduzida.

Toyota SW4

Toyota SW4 2001
Toyota SW4 2001 é opção mais antiga, mas espaçosa Imagem: Divulgação

Se não se importa em pegar um carro mais antigo em troca de espaço para até sete pessoas e, eventualmente, um motor a diesel, uma boa escolha é o Toyota SW4. Neste caso, por ser um carro mais usado, é preciso estar atento aos custos de manutenção e no consumo de combustível caso a escolha seja por um modelo a gasolina.

É possível encontrar unidades de 2002 para trás tanto com motor 3.0 turbo diesel de 116 cv e 32,1 kgfm com câmbio manual de cinco marchas ou com o V6 3.4 a gasolina de 186 cv de potência e 30 kgfm de torque. Neste caso a transmissão é automática de quatro marchas.

Renault Duster

Renault Duster 2013
Renault Duster teve versão 4x4 com câmbio manual Imagem: Divulgação

O Renault Duster já teve uma versão 4x4 no Brasil. O sistema de tração é simples, sem bloqueio de diferencial ou marcha reduzida, mas é eficaz para um uso mais leve por estrada de terra e atoleiros de fácil transposição.

Até R$ 60 mil é possível encontrar unidades na versão Dynamique até 2015 equipada com motor 2.0 flex de até 142 cv e 20,9 kgfm. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é sob demanda.

Ford EcoSport

Ford EcoSport 2019
Ford EcoSport 4WD é opção com motor 2.0
Imagem: Divulgação

Outro SUV tipicamente urbano que teve versões 4x4 é o Ford EcoSport. Assim como o Duster, no entanto, não espere que a versão 4WD enfrente atoleiros, mas vai te levar a passeios e estradas de terra com mais facilidade do que um modelo 4x2.

Com o orçamento é possível encontrar o SUV de segunda geração na versão Freestyle até 2015. Ele é equipado com motor 2.0 flex de até 147 cv e 19,7 kgfm. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é integral sob demanda com acionamento por botão.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Ford EcoSport 2019

Ford EcoSport 2019

Toyota SW4 2001

Toyota SW4 2001

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023