40 anos do Escort no Brasil: para celebrar a data, veja a história de um exemplar de 1987 "0km"
Depois de ter passado por mais de um vendedor de carros, atualmente o exemplar está à venda por R$ 120 mil
A Ford lançou o Escort no Brasil em agosto de 1983. Portanto, o lançamento do carro no país acaba de completar 40 anos. Assim que chegou, o carro chamou bastante atenção por ser um projeto mundial, com itens sofisticados para a época, como teto solar, check control e relógio digital no teto.
Encontrar um Ford Escort da década de 1980 em ótimas condições já é difícil, mas e o que dizer de uma unidade que nunca foi usada, literalmente 0km? O mérito veio do Júlio Camargo, da Júlio Raridades, empresa especializada em resgatar joias como este Ford Escort 1987 sem uso que você vê nas fotos.
Segundo Camargo, esta unidade 1.6 GL pintada na cor Ouro Quartzo Metálico foi resgatada em 2022 após 35 anos parada em uma garagem da cidade de Batatais, pertencente à Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
VEJA TAMBÉM:
- Ford Escort muda para enfrentar Monza e Santana na China
- Você pagaria R$ 360 mil em uma miniatura de Escort MK1?
“Quando peguei, ele estava com os pneus ressecados, mas ainda originais de fábrica, além de todos os selos, plásticos no banco e até o adesivo da loja Ircury, de Ribeirão Preto”, conta.
Ele conta que o Escort ficou todo esse tempo parado devido a uma fatalidade, pois o pai presenteou a filha, mas no mesmo ano ela perdeu o irmão num acidente de carro, o que causou um grande trauma e tomou a decisão de nunca mais dirigir. No ano passado, um seguidor da página de Júlio e irmão da amiga da dona do carro entrou em contato sobre o interesse da venda, que a partir daí foi só percorrer os 350 km que ligam São Paulo a Batatais.
"Chegando lá, para nossa total surpresa e em meio a teias de aranha e muito pó, o Escort realmente era zero tal como haviam me falado. Nunca usado, ou seja, considerado 0km por conta dos míseros 493 km”, relata Júlio. Atualmente o Escort ostenta 509 km e se você tem interesse, saiba que ele está sendo vendido na página Reginaldo de Campinas. O preço? R$ 120 mil. Aí a decisão é sua!
O Escort no Brasil
Em agosto de 1983 “nascia” o Ford Escort, um modelo que veio para preencher a lacuna dos hatches médios, considerando que a marca norte-americana só tinha o luxuoso Del Rey e o Corcel II que ocupava um segmento abaixo do primeiro.
No entanto, o iminente segmento de modelos globais prometia muitas novidades no Brasil e a Ford já estava atenta para isso ao oferecer o Escort; um carro recentemente redesenhado na Europa e, portanto, atualizado para o nosso mercado.
Disponível com três ou cinco portas, o hatch incorporou as modernas suspensões traseiras independentes, mas os motores 1.3 de 56,8 cv na opção a gasolina e 63,5 cv a etanol e 1.6 com 65,3 cv (gasolina) e 73,4 cv (etanol) eram antigos.Em 1987, a linha foi reestilizada, incluindo o XR3 e o XR3 conversível que virou febre entre os playboys, mas a segunda geração do Escort só veio em 1993. Na esportiva, o motor vinha do VW Gol GTI com injeção multiponto e 115, 5 cv.
A última mudança veio a partir de 1997. Importado da Argentina, havia além do hatch de cinco e três portas, o Sedan (o conhecido Verona), e o inédito SW (perua), todos com motor Zetec 1.8 16V de 115 cv e Zetec Rocam 1.6 de 95 cv.
Em 2003, após 20 anos no Brasil, o Escort se despedia do Brasil, acumulando mais de 1 milhão de unidades vendidas e muitas histórias e lembranças para contar.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter