30 anos da volta do VW Fusca: modelo só tem se valorizado no mercado
Unidades que nunca foram usadas chegam a ultrapassar a casa dos R$ 200 mil
Neste mês de agosto, o aclamado Fusca completa 30 anos da volta de sua produção. Tudo começou através da tentativa do então presidente da República, Itamar Franco, sugerir à fábrica da Volkswagen para que voltasse um dos carrinhos mais queridos do brasileiro para se enquadrar no conceito dos carros populares de mais cilindrada, no ano de 1993.
Depois da decisão conjunta entre o chefe do poder executivo e o presidente da Autolatina, Pierre-Alein de Smedt, o Fusquinha ganharia novamente as ruas, mas dividindo opiniões daqueles que o consideravam antiquado.
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Seja como for, ele acabou vencendo e ressuscitou. Foi produzido no período de agosto de 1993 a junho de 1996 e recebeu o apelido de série “Itamar” em homenagem ao executivo. No geral, a carroceria era a mesma, mas ganhou novas cores, ignição eletrônica, catalisador, retrovisor do lado direito, pneus radiais, para-brisa laminado, bancos com novos desenhos, novos revestimentos de portas e volantes da família Gol.
Com projeto ultrapassado frente à concorrência e poucas mudanças significativas ao longo dos anos, esta série infelizmente acabou não vingando devido aos novos populares com projetos mais promissores que entravam no mercado. Com um investimento de 30 milhões pela volta do Fusca, o projeto rendeu pouco mais de 46 mil veículos comercializados até o final de sua produção, em junho de 1996.
Para marcar a despedida do modelo, a Volkswagen decidiu produzir o “Série Ouro” que vinha a mais faróis de neblina, adesivo comemorativo da edição e nova grafia “Fusca” em alto relevo colada na tampa traseira.
Realmente o Fusca foi e continua sendo um sucesso que permanece até hoje não só na mente de muitos entusiastas, mas também de muitos proprietários que um dia já desejaram em tê-lo e só hoje puderam realizar o grande sonho.
Ainda assim, é um investimento caro para a maioria do brasileiro. Basta ver em anúncios de sites de classificados e lojas especializadas em carros antigos que os Fuscas da série Itamar vem se valorizando a cada dia. Com preços médios na faixa de R$ 65 mil, chegamos a ver uma unidade com apenas 44 km, portanto, “zero-quilômetro” na loja JS Autos Antigos por, pasmem, R$ 210 mil. Se for um Série Ouro na cobiçada cor vermelha Dakar, certamente esse valor pode ir mais além.
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