10 anos do Chevrolet Spin: modelo entra em 2022 sem concorrentes
Monovolume chegou ao mercado em julho de 2012 e recebeu melhorias para seguir no mercado
Antes da difusão dos SUVs e a migração maciça do público para o segmento, é fato que contávamos com um mercado muito mais diverso para quem necessitava de um bom carro familiar. Até o começo dos anos 2000, era possível encontrar excelentes opções de station wagons e minivans com alta versatilidade e bom espaço interno.
Lançado em 2012, o Chevrolet Spin é um remanescente dessa época e conseguiu alcançar o feito de 10 anos no mercado por permanecer como a única opção de automóvel 7 lugares nacional a um preço relativamente acessível.
Números recentes da Chevrolet, inclusive, escancaram essa realidade.
Segundo a fabricante, atualmente 60% da procura pelo Spin recai para as opções com três fileiras de assentos, o maior percentual desde o fim de 2012.
“Considerando apenas as configurações de sete lugares do Spin, já são mais de 100 mil unidades emplacadas no Brasil, o que representaria quase um terço do volume de toda a categoria nos últimos 10 anos”, pontuou a GM durante a apresentação da linha 2022 do Spin.
Mesmo o Fiat Doblò, descontinuado em 2021, apesar de contar com a opção 7 lugares ficava devendo a opção do câmbio automático, o que deixou um espaço enorme para o Spin atuar sozinho como a única opção para famílias mais numerosas.
Leia também:
- Chevrolet Spin escancara a falta de modelos 7 lugares no Brasil
- Renault confirma SUV 7 Bigster no Brasil enquanto repensa investimentos
- Sucessor do Spin, nova S10... o que a Chevrolet prepara para o Brasil
Como você pode conferir em nosso vídeo-análise abaixo, é fato que ao completar uma década de mercado o Spin clama por uma renovação profunda ou a chegada de um sucessor que apresente uma cabine mais moderna e um conjunto mecânico alinhado com o que existe de mais moderno hoje em dia.
Para que o modelo pudesse seguir em linha a partir deste ano, a Chevrolet promoveu algumas melhorias para adaptá-lo à norma Proconve L7, com destaque para a inclusão dos bicos injetores aquecíveis substituindo o tanquinho de partida a frio e uma nova calibração para o conjunto de motor e câmbio.
Apesar de notadamente robusto e de manutenção simples e barata, é fato que o motor 1.8 8V tornou-se um tanto quanto anacrônico hoje em dia, em especial considerando os competentes motores 1.0 e 1.2 turbo que a GM produz no Brasil.
Com 13.012 unidades emplacadas em 2021, o Chevrolet Spin ainda registra um volume de vendas considerável, provando que existe demanda para modelos 7 lugares mais acessíveis no Brasil.
Enquanto um eventual sucessor não chega e outras marcas tardam para lançar alternativas no Brasil, o Chevrolet Spin segue como a única opção para quem precisa de um modelo 7 lugares sem abrir mão do câmbio automático. Vamos torcer para que, em breve, ao menos novas opções comecem a surgir por aqui.
Ficha técnica
Chevrolet Spin 2022 Premier 1.8 8V flex automático 4p | |
---|---|
Categoria | Familiar compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 15.662 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1796 cm³ |
Potência | 106 cv a 5200 rpm (gasolina) |
Torque | 16,8 kgfm a 2800 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,36 m, largura 1,735 m, altura 1,679 m, entreeixos 2,62 m |
Peso em ordem de marcha | 1235 kg |
Tanque de combustível | 53 litros |
Porta-malas | 710 litros |