Como previsto e antecipado pelo AUTOO, a Volvo aproveitou a estreia do Salão de Genebra nesta terça-feira (7) para apresentar um dos principais destaques da mostra europeia. Trata-se da nova geração do Volvo XC60, um dos modelos mais bem-sucedidos na história da marca sueca, conquistando feitos como o SUV médio mais vendido na Europa, com 1 milhão de unidades emplacadas desde o lançamento em 2008. Aqui no Brasil, o Volvo XC60 também repete o feito e atualmente é o modelo mais comercializado pela Volvo por aqui, respondendo por 60% das vendas da marca sueca em território brasileiro ao longo de 2016. 

Agora finalmente, como é possível ver nas imagens e no vídeo, o modelo evoluiu em pontos mais do que necessários, a começar pela cabine. Com materiais mais nobres no interior e uma tela generosa para a central multimídia, assim como ocorre nos modelos da série 90, o utilitário esportivo ganhou um ar bem mais sofisticado, uma evolução mais do que necessário em relação ao XC60 atual.

Na parte externa, o visual segue a proposta do XC60 original, com destaque para as lanternas traseiras na vertical. O conjunto óptico tanto na dianteira como na traseira foi todo revisto e os faróis receberam a nova identidade visual do “Martelo de Thor” presente na nova geração de modelos da Volvo.

Dentre os recursos de segurança, algo que a Volvo sempre procura se destacar, o novo XC60 contará com o Pilot Assist como opcional. O recurso é capaz de controlar a aceleração, frenagem e a direção do modelo em vias bem sinalizadas em velocidades de até 130 km/h. Além da frenagem automática, o XC60 2018 também conta com o sistema de Mitigação da Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda a evitar colisões do Volvo com veículos na faixa oposta. O detector de ponto cego também é outro recurso presente no modelo.

Uma novidade já esperada, a segunda geração do Volvo XC60 terá uma inédita opção híbrida, que será a variante mais cara do modelo e traz sob o capô o propulsor T8 Twin Engine de 412 cv de potência combinada. Com ele, o novo XC60 acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

Ele também terá as opções a diesel D4 de 192 cv e D5 de 238 cv. As variantes a gasolina contemplam o T5, no caso o 2.0 turbo de 257 cv, e o T6, um brilhante 2.0 sobrealimentado com turbo e compressor que oferece 324 cv e 40,7 kgfm de torque.

A produção do Volvo XC60 2018 começa no início de abril na Suécia e a previsão é que a novidade chegue ao Brasil ao longo do segundo semestre deste ano. Ainda nos falta a Volvo confirmar, contudo, quais versões serão oferecidas por aqui.

 
 
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
Volvo XC60 2018
Volvo XC60 2018
 
 
César Tizo

César Tizo |