Uma informação bem interessante foi revelada nesta sexta-feira (12) pelo CEO da marca Volkswagen, Herbert Diess, em entrevista ao Automotive News Europe. Segundo um dos principais executivos da marca alemã, a fabricante oferecerá um up! GTI específico para o mercado europeu.

A informação foi dada por Diess quando questionado sobre o futuro do up! no continente. “O up! foi atualizado recentemente e conta com uma excelente gama de motores, incluindo os propulsores com turbo. Desde já eu anuncio que nós iremos lançar um up! GTI para conferir um apelo mais emocional à linha”, declarou Diess ao veículo de notícias europeu. A produção desse inédito up! esportivo poderá começar por volta do fim do ano na Europa.

Diess ainda acrescentou que a plataforma do up! permanece como o “estado-da-arte” para o segmento e que o compacto é a “referência” do segmento, nas palavras do executivo alemão. Mesmo assim, o CEO da Volkswagen reconhece que o modelo precisará de aprimoramentos para a versão elétrica, comercializada na Europa com o nome e-up!.

Com um conjunto de baterias somando 18,7 kWh de capacidade de armazenamento, o e-up! alcança uma autonomia de 160 km, número que mostra-se baixo se comparado à veículos elétricos mais modernos. O e-Golf, por exemplo, entrega uma autonomia de 300 km. “Nós certamente teremos que pensar em formas de ampliar a autonomia do e-up!”, acrescentou Diess.

Carro de baixo custo

Na mesma entrevista em que confirmou a produção do up! GTI, Diess também declarou que a Volkswagen segue trabalhando com sua parceira na China, a FAW, para desenvolver um carro de baixo custo que será oferecido no país. “Nós estamos avançando com o projeto e já estamos escolhendo o design final do carro. O time está trabalhando em três veículos, um sedã e dois SUVs”, acrescenta Diess. Vale a pena ficarmos de olho em iniciativas como essa uma vez que um produto acessível tem grande chance de ser oferecido por aqui também.

O AUTOO procurou a Volkswagen do Brasil para saber se a fabricante pretende oferecer o up! GTI em nosso país. A fabricante nos informou que "não tem planos de comercialização desse modelo no Brasil". 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |