O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (15) a primeira série de avaliações do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe, que agora passa a adotar protocolos mais rígidos de testes introduzidos desde 2016. Na primeira bateria de 2017 foram avaliados o Volkswagen Golf e o novo Seat Ateca, modelo que é vendido no México e na Europa.

Utilizando uma unidade do Volkswagen Golf produzida no Brasil, o Latin NCAP concedeu ao modelo a pontuação máxima na proteção para adultos e crianças, portanto atingindo 5 estrelas nas duas avaliações. O SUV da Seat também conquistou o mesmo resultado.

Outro feito importante do Volkswagen Golf foi ter recebido o Latin NCAP Advanced Award, premiação para os veículos que além de conquistar 5 estrelas na proteção para adultos e crianças também contam com recursos extras de proteção. No caso do Golf, o sistema de frenagem autônoma de emergência (City Emergency Brake), recurso oferecido como opcional para o modelo, foi o equipamento que fez jus à premiação. Vale destacar que desde a versão 1.0 Comfortline o Volkswagen Golf vendido no Brasil já conta com 7 airbags, controles de tração e estabilidade além do bloqueio eletrônico do diferencial, dentre outros recursos.

“É uma grande conquista para o Grupo Volkswagen, que fabrica tanto o Volkswagen quanto o Seat, em ser os pioneiros em alcançar a máxima pontuação em segurança, conforme novo protocolo. Agora que demonstraram que é possível, impulsionamos outros fabricantes da região a melhorarem seus carros e oferecer proteção cinco estrelas”, destacou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP. A fala do executivo faz referência aos vários casos de modelos vendidos em nossa região que contam com nível de segurança inferior em relação aos mesmos veículos ofertados na Europa ou EUA, como revelamos em nosso site. 

“Esta é a primeira vez desde o novo protocolo estabelecido em 2016 que conseguimos bons resultados em nossa região. Talvez para os NCAPs de outras regiões, por exemplo, nas quais são exigidas normativas ONU, isso seja muito normal, mas para nós é algo extraordinário”, acrescenta María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP. “Espero com muita ânsia que os governos possam entender que é totalmente viável exigir aos fabricantes de todas as marcas os padrões de segurança da ONU. Só assim poderemos reduzir o escandaloso número de mortes e lesionados de nossos países”, conclui Rodríguez. 

 
 
Volkswagen Golf 2016
 
Volkswagen Golf 2016
Volkswagen Golf 2016
Avaliado com padrões mais rígidos, Volkswagen Golf obtém classificação máxima de segurança pelo Latin NCAP
 
Avaliado com padrões mais rígidos, Volkswagen Golf obtém classificação máxima de segurança pelo Latin NCAP
Avaliado com padrões mais rígidos, Volkswagen Golf obtém classificação máxima de segurança pelo Latin NCAP
Avaliado com padrões mais rígidos, Volkswagen Golf obtém classificação máxima de segurança pelo Latin NCAP
 
Avaliado com padrões mais rígidos, Volkswagen Golf obtém classificação máxima de segurança pelo Latin NCAP
Avaliado com padrões mais rígidos, Volkswagen Golf obtém classificação máxima de segurança pelo Latin NCAP
 
 
César Tizo

César Tizo |