Nós já havíamos antecipado a informação aqui no AUTOO e nesta sexta-feira a Volkswagen finalmente resolveu adiantar os primeiros detalhes do up! GTI. A opção mais esportiva do subcompacto foi escolhida para figurar como um dos destaques do GTI Meet, um tradicional encontro com fãs da linha Volkswagen que ocorre em conjunto com o festival de Lake Wörthersee, na Áustria, e reúne carros preparados.

A chegada do up! GTI está sendo muito aclamada dentro da Volkswagen por resgatar o espírito original da gama esportiva da marca. Na década de 1970, o primeiro modelo a ostentar a sigla GTI foi o Golf, que se destava pelo baixo peso e ótimo desempenho para o um modelo da categoria.

A Volkswagen quer repetir essa mesma receita de “esportividade democrática” com o up! GTI. Sob o capô a novidade vai contar com o motor 1.0 TSI ajustado para entregar 115 cv e 23,4 kgfm de torque. Ajudado pelo baixo peso de 997 kg, segundo os testes da VW o up! GTI conseguirá acelerar de 0 a 100 km/h em ótimos 8,8 segundos.

Os número, como relembra a Volkswagen, são bem próximos ao do Golf GTI de primeira geração, lançado em 1976, que contava com 110 cv e também era bem leve, registrando apenas 810 kg na balança, uma combinação que o permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Até mesmo se levarmos em consideração o tamanho, o tamanho dos dois é bem semelhante, o que mostra como o Golf cresceu ao longo de suas sete gerações.

O up! GTI, adianta a Volkswagen, será oferecido nas cores sólidas Tornado Red (vermelha) e Pure White (branca), além das opções metálicas Dark Silver (prata), Black Pearl (preta) e a inédita Costa Azul, uma opção nova dentro da família GTI.

Como não poderia ser diferente, o up! GTI trará uma faixa vermelha percorrendo a grade do radiador de formato colméia. Dentro da peça figura o precioso logotipo GTI. As rodas de liga leve contam com aro 17” nessa versão e a suspensão é rebaixada em 15 mm. Já na traseira, destaque para o aerofólio que cumpre a função de criar mais downforce e ajudar as rodas traseiras a permanecerem sempre grudadas no chão.

Por dentro do up! GTI, os destaques ficam por conta do volante esportivo com revestimento de couro, a manopla do câmbio exclusiva da versão GTI e o tradicional revestimento interno xadrez para os bancos.

O up! GTI vai chegar às lojas na Europa logo no começo de 2018. Procurada pelo AUTOO, a Volkswagen informou que “não tem planos de comercialização desse modelo no Brasil”.

 
 
Volkswagen up! GTI (conceito)
 
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
 
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
 
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
 
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
 
Volkswagen up! GTI (conceito)
Volkswagen up! GTI (conceito)
 
 
César Tizo

César Tizo |