Toyota mostrará o jipinho C-HR em São Paulo, mas apenas o conceito

SUV compacto que poderia encarar o Honda HR-V está fora dos planos, segundo marca. Será?
Toyota C-HR Concept

Toyota C-HR Concept | Imagem: Divulgação

Na indústria automobilística (como em outros setores), um “talvez” pode significar um “sim” e um “não”, um talvez. É a expectativa a respeito da chegada do SUV compacto C-HR, da Toyota. Questionada pelo AUTOO se o modelo estará mesmo no Salão do Automóvel, a resposta da Toyota seguiu o script: “teremos o C-HR, mas somente o conceito”.

Segundo a montadora, a ideia é avaliar a reação do público aos elementos de estilo do novo modelo. No entanto, é difícil acreditar que a Toyota simplesmente está ignorando o potencial de um SUV pequeno no Brasil quando o que mais se vê hoje são interessados nesses veículos. É praticamente um mantra: quem não tem SUV não vai longe.

Pequeno para o Brasil

Em agosto, o AUTOO questionou o presidente da Toyota no país a respeito do C-HR. A resposta foi um tanto enigmática: “O C-HR foca mais no público europeu. No Brasil, um modelo como esse precisa oferecer porta-malas maior”, explicou Koji Kondo.

Juntando as duas informações, não parece absurdo pensar que a Toyota está desenvolvendo um utilitário esportivo focado em mercados emergentes, algo semelhante ao que a Renault fez com o Captur, não à toa um rival do C-HR em alguns mercados.

O C-HR tem dimensões muito semelhantes às do Honda HR-V, mas um perfil mais esportivo e ousado. Ele utiliza a nova plataforma global TNGA (Toyotan New Global Architeture), que estreou no novo Prius e que também será usada no novo Corolla.

Seja lá o que a Toyota está tramando, ninguém traz um modelo como o C-HR apenas para passear e deixar potenciais clientes com água na boca. Levante a mão quem quer vender 5 mil jipinhos por mês, como a concorrente Honda consegue hoje.