Um dos lançamentos mais aguardados para 2017 e amplamente noticiado pelo AUTOO, o resultado do projeto Fiat X6H finalmente parecer ter sido revelado pelo site italiano OmniAuto.

Enquanto na Europa o sucessor do Punto está descartado, caberá ao modelo oriundo do projeto X6H substituir por aqui tanto o Punto como o Palio, marcando uma ofensiva da Fiat em um dos segmentos mais importantes do mercado.

Com isso, a gama Fiat será composta pelo Mobi como hatch de entrada e o Uno posicionado para enfrentar modelos como o Ford Ka, Hyundai HB20, dentre outros, em suas configurações de entrada. Logo acima estará o novo Palio/Punto, focando nas versões acima de 1.0 l dos hatches compactos e mirando modelos como o Ford Fiesta, Honda Fit, dentre outros.

Segundo o site italiano, talvez não está completamente descartada a possibilidade do X6H ganhar uma versão destinada ao público europeu, mais sofisticada e adaptada aos padrões mais rígidos de segurança.

Segundo a projeção, a novidade deverá trazer a identidade dianteira claramente inspirada no Tipo atual, hatch médio sucessor do Bravo no Velho Continente. Os italianos, inclusive, apostam que o modelo contará com a mesma plataforma Small Wide presente em modelos como o 500X, porém é bem possível que o X6H conte mesmo com uma adaptação da arquitetura presente no Palio atual.

Por aqui o X6H deverá contar com o novo motor 1.3 Firefly sob o capô em suas versões mais acessíveis, sendo que as mais caras deverão contar com o 1.8 E.torQ. O câmbio deverá ser automático de 6 marchas presente em modelos como a Toro e o Jeep Renegade. Os europeus, por sua vez, não descartam a possibilidade de opções do hatch com motor 1.0 turbo ou até uma configuração mais esportiva com o 1.3 sobrealimentado.

A estreia do X6H em versão definitiva está prevista para março deste ano. 

César Tizo

César Tizo |

Veja mais notícias da marca