Se antes era uma versão “aventureira” derivada do hatch médio Impreza, a nova geração do Subaru XV prova que o modelo ganhou um posicionamento independente dentro da gama Subaru e abraçou de vez o caráter SUV compacto. O Subaru XV é vendido no Brasil e atualmente tem preço tabelado em R$ 118.900.

A fabricante japonesa revelou nesta segunda-feira (3) as imagens e alguns dados técnicos do XV 2018, que estreia para o público norte-americano no Salão de Nova York. Por lá, o modelo usa o nome Crosstrek.

Além do visual todo revisto, que contempla uma nova grade hexagonal e os faróis “falcão”, a principal novidade do Subaru XV 2018 é que ele passa a contar com a nova plataforma modular Subaru Global Platform. Com isso, o entre-eixos do modelo cresceu 3 cm, passando para 2,66 m. O comprimento e a largura aumentaram em 1,5 e 2,2 cm, respectivamente. Os números não demonstram um salto muito grande, porém a Subaru promete melhor aproveitamento do espaço interno e funcionalidades como o banco traseiro rebatível na proporção 60/40 que pode ficar acomodado na carroceria e cria um piso plano em relação ao porta-malas.

O Subaru XV pode ser classificado como um SUV compacto a partir de agora e entrega boas medidas para o uso off-road, como a altura livre em relação ao solo de 22,1 cm. Além disso, ele conta com o tradicional sistema de tração integral simétrica da marca, que distribui igualmente o torque entre as rodas. O sistema também conta com o X-Mode, que adapta a tração para o uso fora-de-estrada e agrega o controle de velocidade em descida.

O motor 2.0 com 4 cilindros na posição Boxer, outra característica forte da Subaru, recebeu injeção direta e várias melhorias para aumentar o desempenho do XV, passado a entregar 152 cv. Ele pode atuar em conjunto com a transmissão manual de 6 marchas ou a automática CVT que conta com 7 marchas criadas pela caixa para proporcionar a opção de trocas sequenciais. É bem possível que, no Brasil, a Subaru continue apenas ofertando a transmissão automática.

Muito bem equipado em especial do ponto de vista da segurança, o Subaru XV/Crosstrek 2018 conta com o pacote EyeSight. O conjunto reúne o controlador de velocidade adaptativo, sistema de frenagem autônoma Pre-Collision Braking, assistente de permanência em faixa, detector de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado na parte traseira do modelo, dentre outros. O SUV compacto também conta em suas versões mais equipadas com o farol alto automático e função direcional para facho baixo e ainda conta com 7 airbags e os controles de estabilidade e tração.

Além da câmera de ré, o XV/Crosstrek 2018 pode receber o Reverse Automatic Braking, que pode acionar os freios de forma automática caso um obstáculo apareça de forma inesperada atrás do carro. O modelo também conta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Por fim, o SUV compacto recebeu a central multimídia Starlink que opera não só a câmera de ré já citada como também conta com navegador e traz suporte para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

O AUTOO entrou em contato com os representantes da Subaru no Brasil, que nos informaram que não existe previsão de chegada da nova geração do XV Crosstrek ao país.

 
 
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
Subaru XV Crosstrek 2018
Subaru XV Crosstrek 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |