No mundo dos cada vez mais desejados utilitários esportivos, é inegável que o Porsche Cayenne é um case no segmento de luxo. Sabendo antecipar uma forte tendência, coube ao Cayenne trazer para a categoria dos SUVs todo o expertise da marca alemã na produção de esportivos de luxo. Sem dúvida nenhuma, o Cayenne foi um instrumento fundamental na recuperação financeira da Porsche, que encontrava-se em uma situação não muito confortável antes dele chegar às lojas.

É claro que o Cayenne fez muitos fãs da marca, em especial os mais puristas, torcerem o nariz para ele, porém ele acendeu o sinal de alerta para todas as fabricantes de luxo, que hoje investem cada vez mais no segmento. Basta ver a Bentley com seu Bentayga, toda a gama Range Rover, dentre tantos outros nomes famosos. Até mesmo a Rolls-Royce colocará no mercado de alto luxo um aguardado SUV.

Se até mesmo a Lamborghini viu que não é possível virar as costas para os utilitários esportivos, agora chegou a vez da conterrânea Ferrari sondar sua entrada triunfal nessa categoria, notícia que deverá causar o mesmo efeito para os fãs da marca que o Cayenne desencadeou nos amantes mais conversadores da Porsche.

Segundo alguns rumores da imprensa especializada europeia, a Ferrari considera agregar para sua linha “veículo utilitário para 4 pessoas”. Como para bom entendedor meia palavra basta, fica claro que a fabricante italiana traça planos para ter um concorrente direto para o Lamborghini Urus e outros SUVs de alto desempenho que possam ganhar as ruas.

A razão de buscar um SUV vêm do desejo da Ferrari de duplicar seu lucro por volta de 2022. Para este ano, a marca espera fechar seu balanço financeiro com mais de 950 milhões de euros em lucro sem considerar a incidência de tributos e outras taxas. Logo, em seu plano de negócios para os próximos cinco anos, que deverá ser apresentado no início de 2018, o projeto para um SUV com o Cavallino Rampante na grade dianteira tem grande chance de ser anunciado. No início da próxima década a Ferrari também espera superar a marca de 10.000 unidades vendidas ao ano.

E você, o que acha de um SUV com a chancela da marca Ferrari? 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/