A PSA, responsável pelas marcas Peugeot, Citroën e DS, anunciou nesta semana um pesado investimento de US$ 320 milhões, pouco mais de R$ 1 bilhão, para modernizar sua fábrica de El Palomar, na Argentina, tornando-a capaz de abrigar a nova plataforma CMP (Common Modular Platform). O anúncio contou com a presença de Carlos Gomes, presidente da PSA para América Latina, e o presidente argentino, Mauricio Macri.

A atualização da unidade de El Palomar começou em dezembro de 2015, segundo a PSA, que tem intenção de transformar a planta em uma fábrica “de nível mundial”. O primeiro veículo beneficiado pela nova estratégia da PSA sairá da fábrica de El Palomar em 2019. “A implementação da plataforma CMP na Argentina possibilitará a produção de uma grande variedade e modelos, reduzindo custos e tempo. Dessa maneira a fábrica de El Palomar se inscreve nos programas mundiais possibilitando a realização de lançamentos produtivos sincronizados com o mundo”

Além de implantar um sistema monofluxo na unidade fabril, o que melhora a competitividade, o plano de investimentos da PSA também prevê a criação de um parque de fornecedores em Tres de Febrero, o que pode colaborar para aumentar os níveis de qualidade, competitividade, custos e eficiência.

Por ser um projeto recente, uma das vantagens da plataforma CMP é ser “multi energética”, o que permite abrigar baterias para versões híbridas, por exemplo, de uma forma otimizada e sem comprometer espaço interno ou capacidade de carga no porta-malas.

Ainda é cedo para especular quais seriam esses novos produtos oriundos de El Palomar, mas sabe-se que a Citroën, apenas para citar uma das marcas do grupo, prepara uma ofensiva no Brasil e planeja lançar um produto novo por ano no Brasil até 2021.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |