Não é um fenômeno restrito ao Brasil. Mesmo na Europa, onde sempre tiveram uma ótima representatividade, os modelos de médio porte também estão vendo um avanço cada vez maior dos SUVs sobre seus clientes.

Se aqui no Brasil os hatches médios estão caindo no esquecimento, o que motivou até mesmo a Volkswagen repensar a produção do Golf por aqui, a Ford não quer sair do segmento tão cedo assim. Aqui no Brasil, apesar do volume pequeno, o Focus ocupa o segundo lugar no ranking da categoria logo depois do Chevrolet Cruze. Na Europa, onde o segmento de hatches médios registrou uma queda de 2% nas vendas no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado, o Golf segue o líder na procura por parte dos europeus, seguido pelo Opel Astra e o Skoda Octavia. O Focus ocupa o quarto lugar dentro do segmento no Velho Continente.

Para tentar projetar mais destaque para o Focus nos mercados onde ele atua – e oferecer alguns atributos que façam os consumidores optarem por ele ao invés de um SUV – a Ford vai adotar uma nova estratégia parecida com a que criou para a nova geração do Fiesta.

O próximo Focus, que será revelado janeiro ou fevereiro de 2018 na Europa, não terá mais versões básicas, por assim dizer, apostando em um nível mais alto de equipamentos, tecnologia embarcada e refinamento no interior. A informação foi dada por ninguém menos que Jim Farley, executivo responsável pelos mercados globais da Ford. "Nós iremos para um patamar mais alto com o novo Focus", explicou Farley. 

Também já está confirmado que a próxima geração do Focus terá uma versão Vignale, como a marca vêm chamando suas versões mais sofisticadas, bem como uma variante “aventureira” Active, nos moldes do que foi revelado com o novo Fiesta.

Segundo Farley, a própria Ford que a nova estratégia deverá reduzir o volume de vendas do Focus, porém é certo que a empresa vai aumentar sua margem de lucro em cima de cada unidade. O executivo também adiantou que a divisão europeia da Ford vai “acelerar o desenvolvimento de SUVs”, provavelmente acrescentando em um futuro breve mais um modelo de porte compacto ao lado do EcoSport.

Atualmente o Focus comercializado no Brasil é importado da Argentina e a nova geração deverá ser oferecida no país. A previsão é que ela estreie por aqui até o fim de 2018 ou, no mais tardar, em 2019.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/