Já faz um tempo que o Audi A1 precisa de uma mudança mais profunda e isso finalmente ocorrerá em breve para o modelo de entrada a marca.

De acordo com alguns flagras recentes da mídia especializada europeia, a Audi realiza os testes finais da nova geração do modelo, que ganhará em espaço interno e equipamentos de tecnologia, conforto e segurança.

O que vai promover esse salto em termos de versatilidade interna e eletrônica embarcada será a introdução da plataforma MQB na gama A1. Ela é a mesma arquitetura que dá vida às gerações mais recentes de Polo e Golf fabricados no Brasil e ao redor do mundo.

Com isso, o novo A1 deverá ganhar um entre-eixos mais generoso, melhorando o espaço interno oferecido aos passageiros. A proposta geral do modelo, um compacto urbano, deverá ser mantida porém mesmo os consumidores do segmento anseiam por um modelo com uma cabine mais espaçosa, que ao menos transporte 4 pessoas com conforto mantendo o tamanho comedido da carroceria na parte externa.

A previsão é que a nova geração do hatch seja apresentada ao longo de 2018 com as vendas inaugurando a linha 2019 do compacto.

O novo A1 vai abandonar de vez a carroceria 3 portas, ficando apenas com a variante 5 portas Sportback. Pelos modelos flagrados em teste, o visual do A1 Sportback 2019 será próximo ao de um “mini-A3”, com a dianteira e a traseira fazendo uma clara aproximação com o hatch médio. O mesmo também é visto em elementos das laterais.

Assim como ocorre com o novo Polo, o Audi A1 Sportback 2019 deverá receber o painel de instrumentos digital, sistema de WiFi embarcado e até mesmo alguns diferenciais de condução semi-autônoma.

A gama de motores deverá contemplar o motor 1.0 com 3 cilindros turbo e algumas opções 4 cilindros para as versões intermediárias e superiores. As opções de câmbio também ficam representadas pelas caixas de dupla embreagem e manual, com 7 ou 6 marchas, respectivamente.

Também não está descartada uma variante S1 com propulsão híbrida, bem como uma ainda mais esportiva RS 1.

Aqui no Brasil o compacto é oferecido somente na opção A1 Sportback 4 portas nas versões Attraction, Ambition e Sport Edition, todas com o motor 1.4 TFSI de 125 cv. Os preços variam de R$ 110.000 a R$ 125.000.

 
 
Audi A1 2016
 
Audi A1 2016
Audi A1 2016
Audi A1 2016
 
Audi A1 2016
Audi A1 2016
Audi A1 2016
 
Audi A1 2016
Audi A1 2016
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |