Projeto do carro ''popular'' da VW parece avançar

Com uma nova política mais descentralizada, a Skoda toma a dianteira do projeto inédito voltado para a Índia
Acima o Volkswagen Lupo, uma tentativa da marca alemã de criar um carro de baixo custo

Acima o Volkswagen Lupo, uma tentativa da marca alemã de criar um carro de baixo custo | Imagem: Divulgação

Por aqui temos o up! e o Gol como os modelos mais acessível para quem entrar na gama Volkswagen, mas a montadora alemã planeja um modelo inédito, de custo muito mais baixo, para ganhar espaço no vasto mercado indiano. A missão de desenvolver esse produto acaba de ser delegada para a Skoda, uma das marcas do conglomerado alemão responsável por produtos mais acessíveis. O projeto, de toda forma, não deixa de ser interessante para o mercado brasileiro também, uma vez que dependendo do custo a filial brasileira poderia ao menos estudar a oferta desse novo compacto também por aqui.

Até o momento sabe-se que a marca tcheca realiza uma aproximação com a indiana Tata para estudar formas de uma possível colaboração entre as empresas, sendo que a Skoda/VW poderia construir esse novo modelo sobre alguma plataforma desevolvida pela Tata.

O projeto parece ganhar um novo fôlego com a re-estruturação do grupo Volkswagen após o escândalo de fraude em emissões dos motores de carros a diesel do conglomerado, crise que já custou mais de US$ 25 bilhões para a companhia. A partir de agora a empresa deverá adotar uma postura menos centralizadora de sua matriz em Wolfsburg, dando mais liberdade para decisões locais.

O projeto de um carro de baixo custo sempre foi um entrave dentro do grupo VW uma vez que os executivos alemães não abriam mão excelência técnica nos carros da marca, o que tornava muito difícil para os engenheiros e designers reduzir o custo do carro para o patamar desejado.

Já é dito, nos bastidores, que a Skoda foi autorizada a tomar decisões importantes no projeto do futuro VW “popular”, apenas apresentando um relatório para a matriz do encaminhamento do projeto. Na estrutura antiga da VW, o CEO global da empresa era envolvido em cada novo projeto da fabricante, o que comprometia inclusive o tempo de desenvolvimento.

Alguns analistas inclusive creditam a essa política o fato da Volkswagen nunca conseguir muito sucesso em mercados como os EUA, onde os carros não atendiam os gostos locais. Em novos projetos como o da próxima geração do Volkswagen Golf, que deverá ser revelada em 2019, o trabalho está sendo desenvolvido de forma bem mais rápida com a implantação da nova estrutura organizacional.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa