Porsche lança novo 718 Boxster com motor central de quatro cilindros

Nome da nova linha do esportivo compacto homenageia o Porsche 718 de 1957
Porsche Boxster 2016

Porsche Boxster 2016 | Imagem: Divulgação

A atual geração do Boxster acaba de receber suas primeiras mudanças e, de quebra, estreia com um novo nome. Agora o roadster compacto da Porsche passa a se chamar 718 Boxster, como uma referência ao modelo de competição Porsche 718, vencedor de diversas corridas nas décadas de 1950 e 1960.

Além da nova identidade, o Porsche 718 Boxster traz como destaque a nova motorização. O modelo agora é equipado com um motor horizontal de quatro cilindros com turbocompressão, totalmente novo, de 2.0 litros no modelo convencional e 2.5 litros na versão topo de linha “S”, este dotado de turbocompressor com turbina de geometria variável.

No caso do 718 Boxster, o novo quatro cilindros consegue entregar 300 cavalos de potência (aumento de 35 cv em relação ao antigo 2.7 de seis cilindros) e 38,7 kgfm de torque (ganho de 10,2 kgfm), disponível entre 1.950 e 4.500 rpm. Com o câmbio automatizado PDK e o pacote Sport Chrono, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (0,8 s mais rápido) e alcança velocidade máxima de 275 km/h.

Já o 718 Boxster S rende 350 cv e 42,8 kgfm, entre 1.900 e 4.500 rpm, o que representa um aumento de 35 cv e 6,1 kgfm, respectivamente, sobre o antigo 3.4 litros aspirado de seis cilindros. Com a transmissão PDK e o pacote Sport Chrono, o esorrtivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 s (0,6 s mais rápido) e atinge máxima de 285 km/h.

Além de mais potentes, os novos motores estão mais eficientes, com melhoria de economia de combustível de até 13 por cento. O 718 Boxster consegue entregar média de 14,5 km/l, enquanto o 718 Boxster S consome 13,7 km/l.

Os modelos trazem de série um caixa manual de seis marchas. O câmbio PDK, disponível como opcional, agora oferece marchas virtuais, que também contribui para economia de combustível.

O chassi também passou por mudanças e agora traz um acerto completamente novo, aumentando a performance em curvas. A direção eletromecânica, por sua vez, foi reconfigurada e está 10% mais direta. Como opcional, a marca oferece um sistema de gerenciamento ativo da suspensão, batizado de Porsche Active Suspension Management (PASM), que tem diminui a altura do veículo em dez milímetros, ou vinte milímetros no caso da versão “S”.

No pacote Sport Chrono, há o programa Individual, além das opções Normal, Sport e Sport Plus.

A caminho do Brasil

O 718 Boxster traz ainda alterações visuais, com direito a entradas de ar mais amplas, novos faróis bixenônio com luzes diurnas de LED (ou com quatro pontos de LED, como opcional), rodas de liga-leve redesenhadas de 19 ou 20 polegadas e traseira completamente redesenhada, com aparência de ser mais larga.

No interior, há um novo painel de instrumentos e sistema multimídia com navegação com controle por voz, interfaces de áudio e Sound Package Plus, com 110 watts de potência.

O novo 718 Boxster estará disponível na Europa a partir de abril, com preço inicial de 53.646 euros para o modelo convencional e 66.141 euros para o “S”. No Brasil, o novo esportivo chega ainda neste semestre.

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