Porsche 911 Carrera ganha novo motor biturbo de seis cilindros

Superesportivo traz ainda novo visual e sistema multimídia mais moderno

Porsche 911 Carrera 2016 | Imagem: Divulgação

A atual geração do 911 Carrera acaba de ganhar suas primeiras mudanças. A linha 2016 do esportivo da Porsche está sendo mostrado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, e traz alterações no visual, novos equipamentos e aprimoramentos na parte mecânica. No entanto, o principal atrativo do modelo é o novo motor biturbo de seis cilindros.

O Porsche 911 Carrera 2016 agora é equipado com um propulsor de 3.0 litros, capaz de entregar 370 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, entre 1.700 e 5.000 rpm, no modelo convencional e 420 cv e 51 kgfm na variante Carrera S. Em ambos os casos, há um aumento de 20 cv e 6,1 kgfm.

O Carrera com câmbio PDK e pacote Sport Chrono consegue ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (0,2 s mais rápido) e alcança velocidade máxima de 295 km/h (aumento de 6 km/h). Já o Carrera S cumpre a mesma prova em 3,9 s (também 0,2 a menos) e tem máxima de 308 km/h.

Além disso, o bólido está aproximadamente 12% mais eficiente que a linha anterior. O Carrera com a transmissão automatizada entrega consumo médio de 13,5 km/l, enquanto o Carrera S consegue 12,9 km/l.

Com o opcional Sport Chrono, o Porsche 911 Carrera oferece um interruptor de Modo no volante, derivado do 918 Spyder. Trata-se de um botão rotativo com quatro posições de modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus e Individual, sendo que este último permite que o condutor configure seu próprio veículo. O pacote traz ainda o botão Sport Response, que oferece a opção de influenciar diretamente a capacidade de resposta do veículo ao apertar um botão. O sistema fica pré-condicionado a uma aceleração máxima de 20 segundos, por exemplo, antes de manobras de ultrapassagem.

Há ainda o novo chassi PASM (Gerenciamento Porsche de Suspensão Ativa), que reduz a altura do chassi em 10 cm, melhorando ainda mais a estabilidade em curvas, além de novos pneus, amortecedores renovados e sistema de direção ativa do eixo traseiro.

No visual, o 911 Carrera 2016 recebeu faróis com quatro pontos de luzes diurnas, para-choques com novo desenho, rodas redesenhadas, maçanetas com novo formato, lanternas com nova disposição de luzes e tampa do motor com aletas verticais.

O interior do Porsche 911 Carrera traz o sistema de gerenciamento de comunicação da marca, com módulo de navegação online e controles por voz. O sistema oferece tela multitouch de sete polegadas, GPS com informações de trânsito em tempo real, compatibilidade com Apple CarPlay e integração com Google Eart e Street View. Há também uma nova bandeja de smartphones no apoio de braços central, com carregador integrado.

Como opcional, há controle de velocidade automática, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de mudança de faixa.

O novo Porsche começa a ser vendido na Europa em dezembro, com preços que variam de 96,6 mil euros a 123,9 mil euros (R$ 430,9 mil e R$ 552,6 mil, respectivamente). Por aqui, o modelo deve ser lançado nos primeiros meses de 2016.