A Chevrolet lançou nesta semana a série especial S10 100 Years para comemorar o centenário de sua produção de picapes ao redor do mundo, modelo tipicamente norte-americano e que tem muita tradição também entre conterrâneas como a Ford e a Chrysler, atualmente com a marca RAM.

Segundo a GM, a gigante norte-americana já produziu mais de 85 milhões de picapes ao redor do mundo desde 1918, quando introduziu nos EUA a One-Ton, um modelo muito rústico que surgiu como um veículo de carga para transportar peças nas próprias fábricas da GM.

Durante a apresentação da S10 100 Years, a GM contou com o apoio de uma série de colecionadores que levaram algumas picapes clássicas da marca até o campo de provas da marca em Indaiatuba (SP), onde produzimos o vídeo abaixo. Infelizmente a qualidade não ficou muito boa, porém vale pela oportunidade de conhecer alguns modelos em detalhes:

A GM também preparou uma interessante linha do tempo sobre sua linha de picapes no Brasil e no mundo, que compartilhamos abaixo:

1918 One-Ton: A primeira picape de produção comercial da Chevrolet foi inspirada em veículos utilizados nas fábricas da marca para mover peças de um lugar para outro. Em termos mais simples, esse é um exemplo do princípio “a forma segue a função”. Era um chassi rolante com cabine aberta, motor de quatro cilindros em linha e uma estrutura que permitia aos clientes instalarem a carroceria que melhor se encaixava a suas necessidades, e não passava dos 40 km/h. Um elemento de design marcante é o emblema da gravata borboleta na cor azul escura, quase preta, com proporções e tipo de fonte que remetiam à sofisticação da época, visual muito próximo ao do logo adotado na série comemorativa de 100 anos.

1929 Series AC: O modelo foi a primeira picape da Chevrolet projetada com cabine fechada, dando origem a um conceito que se mantém até hoje, visando a maior proteção e comodidade dos passageiros. É também nessa época que as picapes começam a ganhar mais elementos estéticos, como a possibilidade de diferentes combinações de cores para a carroceria. Tinha motor V6 econômico para a época.

1938 Half-Ton: A primeira picape projetada no então recém-inaugurado Centro de Design de Harley Earl, o primeiro executivo de design da GM. A partir deste ano, observa-se que as picapes começam a ganhar identidade própria para diferenciar-se dos automóveis de passeio. As proporções realmente evoluíram, criando uma picape mais baixa e mais longa com uma grade estilizada e para-lamas elegantes e alongados.

1947 Série 3100: Referência mundial quando o assunto é picapes vintage, foi lançada com “design avançado” porque era maior, mais forte e sofisticada. A grade horizontal de cinco barras substituía os modelos verticais do passado e acabou se transformando numa espécie de assinatura das picapes Chevrolet a partir de então. Os para-lamas passavam a ser mais integrados à carroceria, e os faróis deslocados para as extremidades do veículo, o que o fazia parecer mais “parrudo”. O resultado foi um visual charmoso e com ótimas proporções. No Brasil, inaugurou a categoria “picape leve” e era usada inclusive como carro de passeio, uma tendência até os dias de hoje. Anos depois, começou a ser produzido em São Caetano do Sul com design e sobrenome exclusivos, a 3100 Brasil.

1955 Série 3124: Devido à sua beleza, o modelo Task Force ficou conhecido por aqui como “Marta Rocha”, a Miss Brasil de 1954 e eleita uma das mulheres mais bonitas do mundo no ano seguinte. Foi a primeira picape Chevrolet a adotar o estilo Fleetside - a linha de cintura da caçamba alinhava-se à da cabine e à dos para-lamas, compondo um formato completo e elegante da dianteira à traseira. Também foi a primeira picape da marca a utilizar-se do recurso da reestilização ao longo dos anos para manter-se atualizada e competitiva comercialmente.

1967 C10: O design esguio, marcado pelas linhas retas da carroceria, remetia ao estilo mais moderno e funcional para melhor aproveitamento do espaço na caçamba e na cabine. Trazia para-brisa panorâmico, com melhor visibilidade. A lateral da carroceria tinha uma linha que seguia em direção à traseira. A barra na grade dianteira conectava o centro do farol com a gravata borboleta —elemento consistente até hoje. Neste período a pintura metálica foi introduzida, permitindo destacar vincos da carroceria que antes não eram aparentes. Um modelo homônimo e de estilo parecido fez muito sucesso no Brasil do fim dos anos 60 até início dos anos 80, intervalo em que as picapes começaram a ganhar itens antes exclusivos de carros de luxo, como a direção hidráulica.

1985 Série 10/20: Uma das picapes brasileiras mais emblemáticas que segue a tendência de estilo da década, com linhas retas, faróis e lanternas envolventes. Vinha com retrovisor do lado direito e a caçamba inovava com ganchos nas bordas que facilitavam a amarração da carga. Como o nome sugere, a série se dividia em duas configurações: a “série 10”, com capacidade de carga de 0,5 tonelada e a “série 20”, que carregava até 1 tonelada. Eram sempre precedidas de uma letra que indicava o tipo do combustível utilizado: A (etanol), C (gasolina) e D (diesel).

1988 Silverado: Foi a primeira picape cujo design fora influenciado pela aerodinâmica, e até por isso parecia muito avançada para o seu tempo. Essa mesma lógica se aplicou ao interior, com um painel de instrumentos baixo, envolvente e com elementos de aparência futurista. Chegou ao Brasil nos anos 90 com pequenas modificações, como nos faróis e nas lanternas, essencialmente para atender o código de trânsito local. Principalmente pelo seu visual disruptivo para a época, é considerada hoje um veículo clássico em mercados onde foi comercializada.

2004 Montana: Seguindo a tradição de oferecer também picapes compactas derivadas de automóveis, como a Chevy 500 e a picape Corsa, a Chevrolet lançou no Brasil a Montana, que se diferenciava das antecessoras pela cabine mais espaçosa e por ter a maior caçamba da categoria - perfeita para um carro de carga mais acessível e prático para o dia a dia. A segunda geração da Montana foi apresentada em 2010, com forte inspiração no estilo do Agile, mantendo porém o conceito de cabine estendida e step side lateral para facilitar o acesso aos itens transportados.

2012 Nova S10: Baseada na S10 norte-americana, a brasileira foi lançada em 1995 como uma opção de picape média, útil tanto para o trabalho como para o lazer. A segunda geração do modelo cresceu e logo se destacou pelo porte poderoso e, ao mesmo tempo, refinado, seguindo a nova escola de design das picapes Chevrolet no mundo. Trouxe de volta ainda o aspecto da resistência, ainda que altamente influenciado pela aerodinâmica. Atualmente, diferencia-se das concorrentes pelo rodar altamente confortável e por ser a única a oferecer conectividade total. 

 
 
Acima uma ilustração da Chevrolet One-Ton de 1918, o início das picapes da marca
 
Acima uma ilustração da Chevrolet One-Ton de 1918, o início das picapes da marca
Acima uma ilustração da Chevrolet One-Ton de 1918, o início das picapes da marca
Ilustração da picape Chevrolet Série AC de 1929
 
Ilustração da picape Chevrolet Série AC de 1929
Ilustração da picape Chevrolet Série AC de 1929
Chevrolet Half-Ton 1938 (ilustração)
 
Chevrolet Half-Ton 1938 (ilustração)
Chevrolet Half-Ton 1938 (ilustração)
Chevrolet Série 3100 de 1947, que inspirou o modelo nacional que ficou conhecido como Chevrolet Brasil
 
Chevrolet Série 3100 de 1947, que inspirou o modelo nacional que ficou conhecido como Chevrolet Brasil
Chevrolet Série 3100 de 1947, que inspirou o modelo nacional que ficou conhecido como Chevrolet Brasil
Chevrolet Série 3124 1955 (ilustração)
 
Chevrolet Série 3124 1955 (ilustração)
Chevrolet Série 3124 1955 (ilustração)
Acima a ilustração da Chevrolet 3100 Brasil de 1958
 
Acima a ilustração da Chevrolet 3100 Brasil de 1958
Acima a ilustração da Chevrolet 3100 Brasil de 1958
Chevrolet C10 1967 (ilustração)
 
Chevrolet C10 1967 (ilustração)
Chevrolet C10 1967 (ilustração)
Ilustração da Série 20 da Chevrolet, que chegou ao mercado brasileiro em 1985
 
Ilustração da Série 20 da Chevrolet, que chegou ao mercado brasileiro em 1985
Ilustração da Série 20 da Chevrolet, que chegou ao mercado brasileiro em 1985
Muito tradicional nos EUA, acima a Chevrolet Silverado de 1988 (ilustração)
 
Muito tradicional nos EUA, acima a Chevrolet Silverado de 1988 (ilustração)
Muito tradicional nos EUA, acima a Chevrolet Silverado de 1988 (ilustração)
Chevrolet S10 de 1995, modelo que inaugurou o segmento de picapes médias no Brasil
 
Chevrolet S10 de 1995, modelo que inaugurou o segmento de picapes médias no Brasil
Chevrolet S10 de 1995, modelo que inaugurou o segmento de picapes médias no Brasil
Ilustração da Chevrolet Montana lançada em 2004 no Brasil, projeto que derivou do Corsa
 
Ilustração da Chevrolet Montana lançada em 2004 no Brasil, projeto que derivou do Corsa
Ilustração da Chevrolet Montana lançada em 2004 no Brasil, projeto que derivou do Corsa
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/