Onix assume liderança e pode fechar ano como carro mais vendido de 2015

Compacto da Chevrolet ultrapassou o Fiat Palio no acumulado de vendas em novembro e repete o feito do Monza na década de 80

Chevrolet Onix | Imagem: Divulgação

Apesar da brava crise que se abate sobre a indústria automobilística, ao menos a Chevrolet tem motivo para esboçar um sorriso no rosto: o Onix ultrapassou o Fiat Palio no acumulado do ano e caminha para terminar 2015 como o modelo mais vendido do Brasil. A última vez que a Chevrolet ocupou o topo do ranking foi na década de 80 com o Monza. Além disso, a fabricante norte-americana também é a marca com maior participação no mercado pelo segundo mês consecutivo considerando automóveis e comerciais leves.  

Segundo os números da Fenabrave, até novembro deste ano 110.845 Chevrolet Onix foram emplacados, enquanto 109.454 Fiat Palio ganharam as ruas do país no mesmo período. Vale lembrar que a maioria das vendas do Fiat são relativas a versão Fire, a qual aparece contabilizada junto da carroceria atual no relatório da entidade que reúne os concessionários. O Volkswagen Gol, que chegou a liderar as vendas por quase 30 anos, hoje ocupa um tímido 5º lugar com 76.248 carros vendidos.

Analisando o mês de novembro de forma isolada, a notícia também é boa para a Hyundai. Enquanto o Onix também fica na frente com 11.991 unidades vendidas, o HB20 aparece logo depois com 10.583 carros comercializados. Neste ranking o Palio figura na terceira posição, sendo a escolha de 9.241 consumidores.

Populares em baixa

Essa situação demonstra claramente que os brasileiros estão cada vez mais optando por automóveis com projetos modernos e bem equipados. O Onix, por exemplo, parte de R$ 38.390 com motor 1.0 e já traz de série ar-condicionado e direção hidráulica. O mesmo ocorre com o Hyundai HB20. O compacto parte de R$ 37.995 e sai se fábrica com os mesmos equipamentos de conforto, além de rádio e computador de bordo. Por outro lado, o crédito mais difícil afastou um consumidor que buscava apenas uma prestação que coubesse em seu bolso. Sem eles, Fiat e Volkswagen estão penando, com expressivas quedas nas vendas se comparado com o resultado de 2014.

Reconhecida por sua habilidade quando o assunto envolve vendas de veículos, nos resta saber qual será o caminho que a Fiat vai adotar para tentar recuperar essa diferença de quase 1.400 carros e recuperar a liderança para o Palio. Dezembro promete ser um mês bem quente.