Não faz muito tempo que cinco marcas de automóveis dominavam o ranking dos 10 carros mais vendidos do Brasil. Apenas um deles era de uma fabricante ‘intrusa’, a Renault, que em 2012 emplacou o Sandero na 10ª posição. À frente estavam os carros da Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Ford, marcas tradicionais e mais antigas do mercado. Mas esse tempo passou, como mostram os números desse começo de 2017.

Em vez de cinco agora oito marcas colocaram veículos entre os 10 mais vendidos este ano. As únicas duas que tiveram dois modelos entre eles foram a GM (Onix e Prisma) e Fiat (com as picapes Strada e Toro). Para se ter uma ideia, em 2012 a própria montadora italiana tinha quatro dos 10 veículos mais vendidos do país.

É um resultado para se comemorar, em que pese as vendas estarem em níveis muito baixos. Hoje há uma variedade muito maior e melhor de veículos novos à venda e isso se traduz num mercado mais pulverizado e, porque não dizer, revigorado.

Embora alguns modelos de 2012 ainda estejam na lista (Gol, Sandero e Strada) há mais novidades entre os 10 mais. O Ka, apesar do nome, é um carro novo, assim como o Corolla, que está alinhado com a geração vendida no exterior. Mas há nomes inéditos como Onix, HB20 e também modelos que tornaram seus segmentos uma novidade, como o jipinho HR-V e a picape Toro.

Marcas tradicionais à frente

Apesar desse cenário, o ano começou com as quatro marcas tradicionais nas primeiras posições. A Chevrolet manteve a ponta, mas teve a queda mais significativa em relação a janeiro. A Fiat está na vice-liderança enquanto Volks e Ford vêm em seguida. No entanto, a Hyundai, 4ª marca mais vendida em 2016, superou a marca americana nos dados de fevereiro.

Com poucos dias úteis, o mês passado teve apenas 132 mil emplacamentos contra 143,4 mil de janeiro. O resultado é bem próximo de 2016, porém, ainda inferior, o que mostra o quanto o mercado precisa reagir.

Entre os veículos, o Onix está bem à frente do HB20, que vê o Ford Ka muito próximo. Em compensação, a Hyundai deve estar comemorando a boa receptividade do SUV Creta, que já é o 3º mais vendido da categoria, com 2.331 unidades emplacadas.

Confira o ranking completo:

Marcas mais vendidas
Veículos mais vendidos

Ricardo Meier

Ricardo Meier |