Novos BMW X5 e Jaguar E-Pace estão quase prontos

Em 2018 veremos a chegada de ótimas opções entre os SUVs de luxo
Nova geração do BMW X5 realizando testes finais de validação (imagens: Pro-Street.dk)

Nova geração do BMW X5 realizando testes finais de validação (imagens: Pro-Street.dk) | Imagem: Pro-Street.dk

Para quem gosta de utilitários esportivos, mas não abre mão de muito luxo a bordo e uma qualidade construtiva superior, o ano de 2018 promete algumas novidades interessantes, como a nova geração do BMW X5 e a estreia do Jaguar E-Pace, segundo crossover da marca inglesa.

Começando pelo BMW X5, o SUV grande da marca alemã alcançará em 2018 sua quarta geração, tratada internamente dentro da sede em Munique pelo código G05. O protótipo do modelo em testes foi amplamente flagrado em testes na Dinamarca, como mostra o vídeo do canal Pro-Street.dk, provavelmente realizando alguns ajustes em seus sistemas de segurança e eletrônica embarcada.

Segundo a mídia especializada europeia, o novo BMW X5 apresentará uma boa evolução no design e o tamanho do modelo também deverá crescer, oferecendo ainda mais conforto para seus 7 passageiros.

Uma ótima evolução no X5 vai para a arquitetura. O SUV grande passará a contar com a mesma plataforma CLAR utilizada nas gerações mais recentes do Série 7 e do Série 5. Com uma proposta bem avançada, a CLAR mescla elementos como fibra de carbono, magnésio, alumínio e aço para aprimorar consideravalmente a rigidez torcional e aliviar a massa total do carro. É bem provável que o futuro BMW X5 2019 apresente uma redução de peso da ordem de 100 kg dependendo da versão.

São cotados motores de 4, 6 e 8 cilindros para o novo BMW X5, bem como opções híbrida plug-in e de alta performance com a grife Motorsport. As duas deverão chegar às lojas cerca de um ano após as versões de maior volume do utilitário esportivo.

A opção de entrada do modelo deverá ser a xDrive40i (substituindo a xDrive35i) com propulsor B58 no caso o 3.0 de 6 cilindros em linha turbo. O sistema de tração integral xDrive seguirá de série no modelo. A quarta geração do BMW X5 deverá ser revelada no Salão de Genebra em 2018, enquanto mais para o fim do ano que vem, provavelmente no Salão de Paris, será a vez da nova geração do BMW X3 ser apresentado ao público.

Novidades na Jaguar

Respaldada pela ótima aceitação do Jaguar F-Pace ao redor do mundo, inclusive no Brasil, a montadora britânica vai seguir investindo nessa categoria de veículos.

Dessa vez a fabricante vai oferecer um crossover com um tamanho mais compacto, lançando no mercado o Jaguar E-Pace. O nome, contudo, ainda não é oficial.

Um leitor da revista francesa Auto Plus realizou as imagens do modelo em testes na rodovia A75 do país europeu, sendo que as fotos já nos permitem concluir algumas coisas sobre o modelo.

Apesar da forte camuflagem e o uso de alguns painéis falsos na carroceria, o futuro E-Pace usa vários elementos de design presentes no primo maior F-Pace, como os “ombros” na laterais bem pronunciados, porém adaptados para a carroceria menor. O futuro crossover elétrico da marca, o Jaguar i-Pace, também deverá conversar com o design do E-Pace como pode ser visto pela grade dianteira bem pronunciada e as lanternas com um formato bem estreito e que provavelmente deverão utilizar iluminação por LED.

O futuro Jaguar E-Pace deverá ser baseado na mesma plataforma D8 do Land Rover Discovery Sport e do Range Rover Evoque, bem como o crossover deverá utilizar os motores 4 cilindros a gasolina e diesel da nova família Ingenium.

Um traço bem peculiar do Jaguar E-Pace é que os propulsores deverão ser montados de forma transversal e é bem provável que suas versões de entrada contem com tração apenas nas rodas dianteiras. Caso isso se confirme, ele será o primeiro Jaguar com tração nas rodas frontais desde o X-Type.

O Jaguar E-Pace é esperado para ser revelado ainda neste ano, com o início das vendas na Europa ocorrendo a partir de 2018. Ele tem grande chance de ser posicionado com o modelo de entrada da Jaguar e vai disputar mercado com modelos como o BMW X1 e Audi Q3.

Assim como o BMW X5, que conta com uma boa reputação no Brasil, o Jaguar E-Pace também deverá ser oferecido por aqui com um intervalo de menos de um ano após a estreia no Velho Continente. Segundamente será um bom acréscimo para a gama Jaguar.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa