A Seat, marca de origem espanhola atualmente sob controle do grupo Volkswagen, já teve uma curta vida por aqui nas décadas de 1990 e 2000 com modelos como o Cordoba, Ibiza e o furgão Inca. Se por aqui suas vendas não decolaram, é da Seat que pode vir a inspiração para o design de um dos modelos mais importantes do Brasil, no caso o Volkswagen Gol.

Coube à Seat estrear a plataforma MQB A0 (30% superior na rigidez torcional), uma evolução da plataforma modular para modelos com motores transversais utilizada pelas empresas do conglomerado alemão. O responsável por colocar no mercado a nova arquitetura será a quinta geração do Ibiza, um hatch compacto de tamanho semelhante ao do Volkswagen Polo.

Por aqui a nova gama de compactos da Volkswagen, que chegará ao mercado a partir de 2018, já foi concebida para utilizar a plataforma MQB graças a um pesado investimento da fabricante no Brasil. A movimentação permitirá aos sucessores de Gol, Voyage, Saveiro e ao inédito SUV compacto da marca entregar um bom nível de equipamentos e sofisticação a bordo. O movimento é o mesmo que a Fiat dará a sua linha com a chegada do X6H, X6S e companhia.

Pelo menos levando em conta tudo o que a Seat já apresentou sobre o Ibiza 2018 (o lançamento será feito no Salão de Genebra, em março), o modelo oferecerá bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,56 m, bem como um porta-malas interessante para a categoria, com 355 litros de capacidade. São números próximos aos que o novo Gol deverá entregar por aqui.

Mas a principal característica do Ibiza 2018 que devemos nos ater é o design, o qual deverá ser uma fonte de grande influência para o nosso novo Gol.

A julgar pelas imagens, a carroceria com vincos laterais pronunciados e marcantes confere um ar bem atlético ao hatch, traços que valorizam também a esportividade. Outra característica que nos chama a atenção são os balanços dianteiro e traseiro bem curtos, com as rodas posicionadas bem perto dos para-choques, o que ajuda a melhor a estabilidade dinâmica do modelo bem como favorecer o aproveitamento de espaço interno. Pelo menos o Ibiza 2018 poderá receber rodas até aro 18”, ousadia que o novo Gol brasileiro poderá não seguir devido às condições de nosso piso.

A traseira do Ibiza 2018 segue a proposta cheia de ângulos e formas geométricas da dianteira, na qual prevalece o farol triangular. Os contornos da tampa do porta-malas foram pensados para otimizar a aerodinâmica, enquanto o para-choque traseiro ajuda na sensação de realçar o porte do conjunto.

Assim como a parte externa, o interior do Ibiza 2018 também deverá em grande parte inspirar o novo Gol por aqui. O painel ainda segue com instrumentação analógica, porém uma tela digital mais generosa começa a figurar no painel de instrumentos. Outra tendência é a ênfase cada vez maior para a central multimídia, que fica em destaque no centro do painel. Pelo menos nas imagen, o layout do restante do conjunto segue aquilo que estamos acostumados a encontrar nos demais modelos da VW, com peças formando um conjunto sólido e sem muitas ousadias em nome de manter um bom padrão de qualidade de montagem.

Pelo menos no caso do Seat Ibiza, os materiais utilizados na cabine foram criteriosamente selecionados para transmitir um bom aspecto visual e tátil, um atributo que vem ganhando força inclusive nos carros compactos vendidos atualmente no Brasil na medida em que o público deixou de comprar carros “pelados” e valorizam um acabamento caprichado.

As opções de conjunto mecânico para o Ibiza prometem muita eficiência, combinando os câmbios mecânico de 6 marchas ou de dupla embreagem com 7 velocidades aos propulsores 1.0 TSI e o novo 1.5 TSI, apenas para citar as opções a gasolina. Entre os equipamentos de tecnologia embarcada a lista também é generosa e contempla assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo e até mesmo um sistema de som projetado pela Beats com 7 alto-falantes e um amplificador de 8 canais com 300W.

Trazendo para nossa realidade, talvez o novo Gol não seja tão bem equipado, contudo podemos esperar o excelente motor 1.0 TSI presente nas versões mais caras do modelo. Tudo isso vamos começar a conhecer em breve, dentro de um ano quando a nova família VW chegar às lojas.

 
 
Seat Ibiza 2018
 
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
 
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
 
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
 
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
 
Seat Ibiza 2018
Seat Ibiza 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |