Ele é o sedã do meio da BMW: mais sofisticado que o Série 3 mas não a ponto de virar uma limusine como o Série 7. É o Série 5, que chegou à sétima geração há poucos meses e acaba de ser confirmado para o Brasil.

A BMW, no entanto, não revelou qual a data do lançamento, apenas que ele desembarca neste semestre ainda. Ele será vendido nas versões 530i M Sport e 540i M Sport, ou seja, com pacotes esportivos que incluem teto solar, itens aerodinâmicos, freios e rodas da grife ‘M’.

Para os menos atentos aos lançamentos de carros alemães de luxo, o novo Série 5 confunde. O estilo, embora mais refinado, lembra o de outros carros da BMW, mas basta olhar em alguns detalhes para entender sua nova personalidade.

Os faróis talvez sejam o ponto mais chamativo. Agora eles parecem olhos com as pálpebras levemente cerradas – leia-se luzes diurnas de LEDs. O para-choque dianteiro também acomoda um belo conjunto de luzes de neblina com acabamento metálico.

Na lateral, o friso que percorre quase toda a lateral e a saída de ar dão o toque de elegância ao sedã. A traseira segue quase à risca o visual da marca, mas as lanternas têm um ‘dente’ que enfatiza esportividade no carro.

Concierge

A nova geração do BMW é imensa: tem quase 5 metros de comprimento (4,936 m), entreeixos de quase 3 metros (2,975 m) e 1,868 de largura. O porta-malas leva 530 litros e o tanque, 68 litros de gasolina.

Os dois motores disponíveis dispõem da tecnologia TwinPower Turbo, que atuam em baixas e altas rotações. A versão 530i utiliza um 2.0 litros com 252 cv e mais de 35 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos – a tração é traseira, claro, e o câmbio, Steptronic de oito velocidades.

 
 
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
BMW Série 5 2017
BMW Série 5 2017
 
 

Já o 540i vem equipado com um seis cilindros em linha de 3.0 litros e 340 cv (mais de 45 kgfm de torque). Com câmbio e tração semelhantes às do 530i, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos – a velocidade é limitada a 250 km/h, como sempre.

Já a parte eletrônica segue o roteiro dos últimos anos. Muitos auxílios para o motorista e passageiro. Há uma nova versão do sistema ConnectedDrive que monitora o uso do veículo, dá informações sobre o trânsito e até checa sua agenda para não deixá-lo chegar atrasado a um compromisso – o tal termo Concierge utilizado pela Chevrolet.

Já no quesito assistência de direção, o novo Série 5 conta com o Driving Assistant Plus, que evita colisões, auxilia na frenagem, troca de faixas de rolagem e deslocamento em congestionamentos – ativo até a 210 km/h.

Para dar o toque final, a BMW fez o Série 5 emagrecer cerca de 100 kg ao utilizar materiais mais nobres em sua construção alumínio e o magnésio. A marca, no entanto, não adiantou os preços dos dois veículos. Mas não espere ver o sedã com facilidade: em 2016, apenas 124 carros foram emplacados no Brasil.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/