Novo Audi A8 inaugura a era dos carros autônomos

Sedã referência da marca alemã sairá de fábrica com todo o sistema de condução autônoma preparado
Audi A8 2018

Audi A8 2018 | Imagem: Divulgação

A Audi conduz uma apresentação muito importante nesta terça-feira (11) não só para a empresa em si como também para o mercado automotivo global. A fabricante alemã introduz hoje a quarta geração do A8, seu sedã topo de linha que traz como uma de suas principais novidades a conjunto completamente preparado para condução autônoma de nível 3. Com isso, o sedã grande passa a ser um dos primeiros modelos com esse estágio da tecnologia a ganhar as ruas. 

Isso significa que o carro será capaz de executar deslocamentos de forma autônoma, porém pode exigir que o motorista assuma o controle do automóvel a qualquer momento quando solicitado. A tecnologia de condução de nível 3, contudo, ainda não é aceita na Alemanha, porém a Audi espera que a regulamentação saia em 2018. Com isso, os clientes que optarem pelo A8 com o pacote de condução autônoma, que será oferecido como opcional, levarão o carro para casa com todo o conjunto necessário para o funcionamento do sistema, porém ele só será ativado assim que a legislação alemã der sinal verde para o uso da tecnologia.

Por meio do sistema Audi AI Traffic Jam Pilot, o Audi A8 2018 será capaz de controlar sozinho a aceleração, frenagem e o sistema de direção de forma automática em velocidades de até 60 km/h porém somente em ruas ou avenidas que tenham alguma forma de separação física entre os dois sentidos da via, algo que deverá ser pedido pela lei alemã para o uso inicial de sistemas de condução autônoma. O sistema atua em conjunto com o GPS e monitora as vias onde o Traffic Jam Pilot pode ser usado, sendo que, quando o carro sai de uma área autorizada o motorista é imediatamente acionado por uma série de alertas visuais e sonoros a assumir o controle do veículo. Vale destacar que cada país também deverá uma legislação própria sobre o assunto dos automóveis com condução autônoma.

O sistema de condução autônoma da nova geração do Audi A8 também terá algumas funções agregadas interessantes como o Audi AI Remote Parking Pilot e o Audi AI Remote Garage Pilot, os quais colocam ou retiram o carro de uma vaga de estacionamento de forma remota, sendo que o motorista pode até mesmo aguardar o procedimento ser concluído fora do carro e monitorar a baliza diretamente na tela do smartphone acessando o sistema de câmeras 360º presente na quarta geração do sedã.

Outro ponto interessante da nova geração do Audi A8 é que seu painel e o console central abandonam qualquer tipo de botão. Todo o controle das diversas funções do carro será feita por meio de uma tela de 10,1” presente no console do carro. A Audi também declara que seu sistema de comandos por voz foi consideravelmente ampliado, podendo até travar uma conversa de forma natural com o condutor do veículo, dispensando o uso de comandos programados.

Ainda na cabine, o sedã de 5,17 m de comprimento promete entregar ainda mais espaço interno do que a geração atual do A8, com direito a refinamentos como as saídas de ar com controle elétrico para a abertura e fechamento. O assento traseiro direito contará com quatro modos de ajustes, sendo que o ocupante do banco em questão poderá até mesmo receber massagem e aquecimento para os pés. Também serão ofertados recursos como luzes de leitura de LED, massagem para os bancos traseiros, controle remoto para as diversas funções do carro e a possibilidade de realizar chamadas telefônicas privadas.

Na suspensão, a Audi preparou uma série de refinamentos para o novo A8. As quatro rodas contam com sistema de esterçamento, sendo que as rodas dianteiras podem variar a velocidade das respostas de acordo com a velocidade, enquanto as traseiras movimentadas ligeiramente em sentido a favor ou contrário ao das rodas dianteiras também dependendo da faixa de velocidade do carro. A combinação, segundo a Audi, confere respostas mais diretas ao conjunto de direção, uma dirigibilidade mais esportiva e aprimora a estabilidade do carro. A partir da quarta geração, todas as versões do Audi A8 contarão com o sistema de tração integral, sendo que o eixo traseiro é beneficiado com a adoção de um diferencial esportivo.

Com sistema de amortecimento a ar, a suspensão do novo Audi A8 oferece várias possibilidades de ajustes, combinando desde a máxima suavidade esperada de um sedã do porte e proposta do A8 até um acerto buscando a máxima esportividade. Atuadores elétricos são capazes de realizar esses ajustes de forma independente para cada uma das rodas, o que mostra o nível de sofisticação do conjunto mecânico do sedã, que introduz o sistema elétrico de 48V nos carros da marca.

O modelo chegará às lojas na Alemanha até o fim deste ano com duas opções de motores: a 3.0 TDI a diesel de 286 cv e a 3.0 TFSI a gasolina de 340 cv, ambas com bloco V6 e turbo. Logo após a Audi já anunciou a chegada das versões 4.0 V8, também a diesel e a gasolina, com 435 e 460 cv, respectivamente. A opção topo de linha será a poderosa 6.0 W12, porém a potência não foi revelada.

Uma série de medidas foram adotadas para reduzir o consumo do A8 com qualquer um dos cinco motores disponíveis, com destaque para o sistema BAS (belt alternator starter), que é um dos diferenciais do conjunto elétrico de 48V e transforma praticamente todas as versões em veículos do tipo mild hybrid. Ele também permite que todas as versões do A8 executem a função coast, que desliga o motor em uma rodovia quando ele não está sendo solicitado e o modelo trafega em velocidade constante. O sedã também conta com o start-stop e um sistema de recuperação de energia que permite acumular até 12 kW.

Futuramente o A8 L (versão com entre-eixos alongado em 13 cm) terá uma variante híbrida plug-in baseada na versão 3.0 TFSI. O modelo entregará potência combinada de 449 cv e 71,3 kgfm de torque, além de capacidade para rodar até 50 km somente no modo elétrico. Uma peculiaridade interessante será a possibilidade de utilizar o Audi Wireless Charging para carregar as baterias do modelo sem qualquer cabo ou conexão fisica, utilizando apenas o sistema de indução.

O AUTOO entrou em contato com a Audi mas ainda não obteve uma previsão de chegada da nova geração do A8 ao Brasil. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!