A partir desta semana a Honda começa a anunciar uma série de novidades importantes em seu planejamento estratégico para os próximos anos, com destaque para evoluções em sua gama de produtos e estratégias empresariais que vai adotar nos próximos 10 anos.

Como já abordamos aqui no AUTOO, uma das novidades que veremos entre o fim deste ano e o começo de 2018 será a apresentação do facelift para a dupla Fit e City. Pelo menos nos EUA, a Honda revelou nesta segunda-feira (12) as primeiras imagens da atualização do Fit para aquele mercado, que deverá ser adotada também no monovolume brasileiro.

Revelado na nova versão Sport, que pelo menos nos EUA será posicionada entre as versões LX e EX, na parte externa o destaque vai para a nova grade dianteira em dois níves, abusando do uso de plástico preto brilhante (black piano”) e cromados. O para-choque dianteiro também é exclusivo da versão e traz caráter mais esportivo. Sabendo da boa aceitação que os hatches compactos recebem no Brasil em suas versões “esportivadas”, seria até natural a Honda tentar investir em uma configuração semelhante para o Fit por aqui.

O chama a atenção no Honda Fit 2018, pelo menos o destinado aos norte-americanos e também visto no monovolume oferecido no Japão, é a inclusão de um avançado pacote de segurança e eletrônica embarcada. Talvez para melhorar a imagem de um carro com custo-benefício não muito favorável por dever alguns equipamentos importantes, o Fit 2018 recebeu a inclusão de sistemas como controlador de velocidade adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, assistente de frenagem (Collision Mitigation Brake Braking System), dentre outros. Nos EUA, o Fit se tornará o carro mais acessível a contar com esses recursos.

Ao contrário do Fit, um modelo sempre com boa aceitação entre os brasileiro, o sedã grande Accord passará por uma profunda atualização com a estreia de sua décima geração até o fim deste ano já como linha 2018. Com isso, o modelo deverá ganhar mais espaço na disputa com Ford Fusion, o atual líder em vendas na categoria por aqui, e o Volkswagen Passat.

Assim como o Civic 10 e o também recém-renovado Toyota Camry, o rival direto do Accord no mundo, a Honda prepara um visual bem mais esportivo para o Accord 2018. Sai o estilo tradicionalista e conservador e chega um modelo com uma queda bem acentuada na parte final da carroceria, conferindo ao novo Accord traços bem mais modernos.

Por baixo da carroceria atualizada, o conjunto mecânico também promete entregar bem mais eficiência. As versões mais acessíveis do Accord 2018 chegarão às lojas com o mesmo 1.5 turbo com injeção direta visto por aqui no Civic Touring, podendo trabalhar com os câmbios manual de 6 marchas ou automático CVT, uma combinação semelhante à do Civic brasileiro.

As variantes mais sofisticadas do Accord, por sua vez, abandonam o V6 para receber o 2.0, também com turbo e injeção direta, presente em modelos aclamados como o Civic Type R. A potência deverá ficar perto dos 300 cv, ou um pouco menos para não sacrificar o consumo. O Accord 2018 com o motor 2.0 turbo também poderá receber uma transmissão automática de 10 marchas, sendo o primeiro carro de passeio com tração dianteira no mundo a receber esse tipo de transmissão. A caixa manual de 6 marchas também poderá ser adquirida em conjunto com o motor 2.0.

Ao contrário dos EUA, onde é um dos carros mais vendidos naquele mercado, o Accord no Brasil funciona como um carro “de imagem” para a Honda. É bem possível que sua chegada ao país fique para o fim de 2018 ou início de 2019, já que no próximo ano ainda aguardamos a chegada da nova geração do Honda CR-V. O SUV médio está cotado inclusive para chegar ao Brasil em sua variação 7 lugares, um forte concorrente para o Volkswagen Tiguan renovado, que também chegará ao Brasil em 2018 com uma carroceria semelhante à do CR-V em termos de capacidade de passageiros.

Ainda sobre o Accord, a Honda promete uma variante “ainda mais refinada”, nas palavras da marca, para a versão híbrida do sedã. Caberá ao Accord estrear uma evolução do sistema híbrido gasolina-eletricidade da marca, que trará como diferencial o fato de operar sem a necessidade de um câmbio automático.

Planos até 2030

Na semana passada a Honda realizou no Japão seu encontro com a imprensa mundial no Honda Meeting 2017, onde apresentou algumas estratégias que irão balizar a empresa até 2030.

Além de abordar assuntos como as novas geração do Accord e do CR-V, a Honda declarou que, por volta de 2030, espera que dois terços de suas vendas globais recaiam sobre veículos eletrificados, sendo que o desenvolvimento estará focado em um sistema híbrido plug-in de alta eficiência para figurar nesses veículos.

Além disso, a Honda também anunciou que vai fortalecer tanto o desenvolvimento de modelos elétricos como aqueles movidos a célula de combustível. Um novo modelo elétrico destinado ao mercado chinês será revelado em 2018, sendo que um outro produto com o mesmo tipo de propulsão, destinado aos demais mercados, será antecipado ainda neste ano provavelmente no Salão de Frankfurt.

 
 
Honda Accord 2018 finalizando os últimos testes antes do lançamento
 
Honda Accord 2018 finalizando os últimos testes antes do lançamento
Honda Accord 2018 finalizando os últimos testes antes do lançamento
Motor 2.0 turbo que estará presente na décima geração do Honda Accord
 
Motor 2.0 turbo que estará presente na décima geração do Honda Accord
Motor 2.0 turbo que estará presente na décima geração do Honda Accord
Câmbio automático de 10 marchas que será oferecido no Accord 2018
 
Câmbio automático de 10 marchas que será oferecido no Accord 2018
Câmbio automático de 10 marchas que será oferecido no Accord 2018
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
 
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
 
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
 
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
 
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
Facelift do Honda Fit revelado nos EUA
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/