Nova geração do Lexus RX 350 chega ao país

Crossover de luxo da marca japonesa traz motor V6 mais eficiente e visual mais esportivo
Lexus RX 2016

Lexus RX 2016 | Imagem: Divulgação

A Lexus começa a vender a partir desta quarta-feira (6) a nova geração do RX 350, seu crossover de porte médio-grande. Agora com visual todo revisto e uma “pegada” mais futurista, ele partirá de R$ 337.350. Para quem gosta de um realce na esportividade, o modelo também será oferecido na versão F-Sport, com preço sugerido de R$ 352.950. 

Na dianteira, a novidade lembra muito o NX 200t, o crossover de entrada da marca. A profusão de recortes e linhas fortes da carroceria, segundo a Lexus, tem a ideia de fazer com que o carro “remeta à aparência de um diamante”. De qualquer forma, os traços arrojados do RX 350 ainda são complementados pelos faróis com a tecnologia Full-LED e os pistas com o formato em “L”, formados por 18 luzes individuais de LED, que se tornaram comuns aos carros da marca.

Ainda na parte externa, destaque para as rodas de liga leve aro 20”. No geral o RX 350 cresceu bem e ganhou 12 cm no comprimento, passando agora para 4,89 m. Houve também ganho de 1 cm na largura (1,89 m) e 5 cm na distância entre-eixos, totalizando 2,79 m. A Lexus também acrescenta que o uso de mais aços de alta resistência colaborou para o aumento na rigidez da carroceria e a integridade estrutural em caso de acidente.

Uma boa evolução do modelo diz respeito ao conjunto motor e câmbio. O 3.5 V6 traz um novo sistema de injeção direta de combustível que lhe permite alcançar 305 cv de potência a 6.300 rpm e 38 kgfm de torque a 4.700 rpm. Trabalhando em conjunto com a transmissão automática de 8 marchas e o sistema de tração integral, a Lexus adianta que o novo RX 350 alcança um consumo médio de 8,5 km/l.

Tanto o RX 350 quanto o RX 350 F-Sport contam com suspensão adaptativa e, no conjunto traseiro, a rigidez das buchas foi modificada. Além disso, com o objetivo de tornar a posicão de dirigir mais próxima a de um carro de passeio, o assento do motorista foi rebaixado em 19 mm. As regulagens de altura e profundidade do volante também foram expandidas.

De série o RX 350 conta com 10 airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia completa com GPS, DVD player, entradas auxiliares e 12 alto-falantes, bancos dianteiros com regulagem elétrica, além de aquecimento e resfriamento, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e chave presencial, apenas para destacar os principais itens. A configuração F-Sport ainda acrescenta o teto solar panorâmico com opção de abertura, carregador de celular sem fio, borboletas para troca de marcha no volante, head-up display, dentre outros.