Mercedes-Benz lança Classe A 2016 com versão de 386 cv

Nova linha do Mercedes traz ainda versão a diesel que promete consumo de 28,5 km/l

Mercedes-AMG A 45 4MATIC 2016 | Imagem: Divulgação

Mesmo com três anos de mercado, a atual geração do Mercedes-Benz Classe A ainda não apresenta sinais da idade. Tanto é que o hatch recebeu pequenas mudanças visuais na linha 2016, que traz ainda novos itens de série e uma nova versão a diesel que promete ser “super-econômica”, além de uma dose a mais de esportividade para o topo de linha A45 AMG.

Na parte estética, o Classe A 2016 recebeu para-choques redesenhados, grade com desenho “diamante” de série para todas as versões, novos faróis com LED como opcional (de série no modelo esportivo), lanternas com novo layout interno e para-choque traseiro com novo desenho, que agora integra as saídas de escape.

Por dentro, o Mercedes-Benz agora dispõe do mesmo painel de instrumentos dos modelos CLA e GLA. Há ainda um novo sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas e compatível com o Apple CarPlay e Mirror Link, bancos redesenhados e novas cores e detalhes de acabamento.

Já quando o assunto é motorização, o novo Mercedes-AMG A 45 se destaca. Agora o modelo é equipado com um motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros a gasolina, capaz de desenvolver 386 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e torque de 48,4 kgfm de torque, de 2.250 a 5.000 rpm, associado a uma transmissão automatizada AMG SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades e dupla embreagem e tração integral 4MATIC.

De acordo com a marca, este aumento de potência foi obtido graças a um novo conjunto de válvulas e uma otimização dos processos de combustão de turbocompressor. O automóvel dispõe ainda do sistema DYNAMIC SELECT, com os modos "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual".

O modelo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O consumo médio é de 14,4 km/l, com emissões de CO2 de 162 g/km.

Outra novidade na linha do Classe A 2016 é a versão 180d BlueEFFICIENCY Edition, que oferece um motor 1.6 litro turbodiesel, com 122 cv e 20,4 kgfm de torque, que promete ser a mais eficiente da gama. O modelo entrega consumo combinado de 28,5 km/l, com emissões de CO2 de apenas 89 g/km.

Ainda entre as versões a diesel, o A 220d está 7 cv mais potente que antes no motor 2.1, agora com 177 cv. Já os modelos a gasolina A 250 Sport e A 250 Sport 4MATIC tiveram aumento de potência de 7 cv no propulsor 2.0, passando a entregar 218 cv, e torque de 35,7 kgfm.

A gama do Mercedes-Benz Classe A oferece ainda as versões A 160, com motor 1.6 de 102 cv e 18,3 kgfm, A 180, com 122 cv e 20,4 kgfm, A 200, com 156 cv e 25,5 kgfm e A 220, com um 2.0 de 186 cv e 30,6 kgfm. Entre os modelos turbodiesel, há também o 160d, com um 1.5 de 90 cv e 24,5 kgfm, 200d, com um 2.1 de 136 cv e 30,6 kgfm, e 220d, com 177 cv e 35,7 kgfm.

As versões A 200 e A 200d serão oferecidas com o pacote “Motorsport Edition”, desenvolvido pela equipe de F1 da Mercedes, que inclui detalhes em verde na carroceria, rodas do modelo AMG e bancos esportivos.

O novo Mercedes-Benz Classe A será oferecido no mercado europeu a partir de setembro. Por aqui, o hatch renovado deve estrear entre o final deste ano e o início de 2016. 

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