Pode se afirmar que a Lifan é uma marca de carros persistente. Enquanto outras chinesas patinaram ou saíram do mercado nos últimos anos, após a chegada do Inovar Auto, a montadora da cidade de Chongqing acabava de assumir a operação no Brasil após anos constrangedores nas mãos do grupo Effa.

O que deveria ter sido trágico acabou se transformando num período de vendas respeitáveis de seus três modelos, sobretudo o SUV X60. A Lifan resolveu desembarcar oficialmente no país em outubro de 2012, quando a alíquota extra de IPI para importados já vigorava. Seis meses depois lançou o X60 que se transformou no carro chinês mais vendido do país por algum tempo.

A sacada da montadora foi estabelecer uma linha de montagem no Uruguai e com isso conseguiu fugir a sanha do governo de barrar os importados. Ao lançar um utilitário esportivo com preço acessível, a Lifan também acertou ao oferecer um produto que tinha poucos concorrentes – suas rivais ou tinham modelos antigos (Chery Tiggo) ou ainda não haviam lançado nada no segmento.

Com menor retorno, a marca também introduziu o caminhão urbano Foison e o sedã compacto 530 e chegou a estar entre as 20 marcas mais vendidas do Brasil.

Linha de SUVs

Agora, prestes a ver o Inovar Auto acabar, a Lifan volta a pensar com mais ambição no mercado brasileiro, assim como várias importadoras. A marca, inclusive, já adiantou que lançará dois novos modelos no mercado em 2018, não por acaso utilitários esportivos.

Se um deles ainda não foi revelado o outro já é conhecido e esteve no Brasil durante o Salão do Automóvel de 2016, o X80. Irmão maior do X60, ele deve custar o mesmo que um Honda HR-V mas oferecer espaço para sete passageiros. O motor é um 2.0 litros turbo a gasolina com quase 200 cv de potência, com opção de transmissão manual ou automática e supensão independente nas quatro rodas. É certo que a Lifan deverá trazer ao país a versão automática: hoje mais de 56% das vendas do X60 são do modelo com câmbio CVT.

“Queremos retomar o bom ritmo de vendas que tivemos nos 2 primeiros anos e com a chegada dos novos produtos voltar a crescer para consolidar nossa presença no mercado brasileiro”, revela Jair Leite de Oliveira, diretor comercial da Lifan.
Para isso, a Lifan promete lançar nada menos que 14 novos modelos nos próximos cinco anos. Para quem enfrentou outros cinco anos com Inovar Auto o futuro da marca parece bem mais tranquilo.

 
 
Lifan X60 2018
 
Lifan X60 2018
Lifan X60 2018
Lifan X60 2018
 
Lifan X60 2018
Lifan X60 2018
Lifan X60 2018
 
Lifan X60 2018
Lifan X60 2018
Lifan X80 2018
 
Lifan X80 2018
Lifan X80 2018
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/