Uma campanha muito interessante lançada pelo Latin NCAP, que está sendo divulgada nas redes sociais com a #ExijoAutoSeguro, apela para que as montadoras ofereçam na América Latina veículos com o mesmo nível de segurança disponibilizado em mercados como o europeu e o norte-americano. Outro ponto abordado pela campanha, e que merece destaque, é a diferença e os impactos dos preços de cada modelo em regiões diferentes.

Para demonstrar tudo isso, o Latin NCAP utilizou como exemplos modelos o Kia Picanto comercializado na Colômbia e na Espanha, bem como o Chevrolet Spark oferecido no México e nos EUA. A ideia foi comparar o nível de segurança dos modelos, o preço (convertido e equalizado em dólares) e, uma conta bem importante, o quanto da renda média de cada cidadão em seus respectivos países precisa ser alocada para adquirir o automóvel utilizado como base no estudo.

Começando pelo Kia Picanto, o subcompacto da Kia tem um preço de venda ao público equivalente à US$ 11.242, enquanto, na Espanha, o mesmo produto está nas lojas por US$ 13.061. A princípio o carro na Espanha pode parecer mais caro, contudo um espanhol precisa destinar 44% de sua renda anual para adquirir o carro, enquanto para um colombiano, o impacto do custo de um Kia Picanto é de 185% da renda anual, aponta o estudo do Latin NCAP. Além disso, vale destacar que o Kia Picanto vendido na Espanha obteve uma classificação de 4 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, enquanto o Picanto oferecido na Colombia não obteve nenhuma estrela! Vale destacar que o Kia Picanto vendido na Europa, até mesmo por força de lei, ainda conta com recursos como os controles de estabilidade e tração, equipamentos ausentes no Picanto oferecido tanto na Colômbia como inclusive no vendido no Brasil.

Partindo para dentro da América, vizinhos como os EUA e México apresentam um abismo de diferença entre os modelos comercializados em cada um dos países.

De acordo com a pesquisa do Latin NCAP, o modelo escolhido para comparar a situação entre os dois países foi outro hatch, dessa vez o Chevrolet Spark.

Nos EUA, o Spark é vendido por US$ 13.875. Modelo considerado de entrada para os norte-americanos, para um cidadão comprar um Spark por lá basta destinar 26% de sua renda anual. No México, por sua vez, o Spark, custa o equivalente a US$ 9.304, porém o impacto na renda de um mexicano é muito maior, da ordem de 68%.

Em termos de segurança do produto, a situação se repete em relação ao exemplo anterior, já que o Chevrolet Spark dos EUA conta com 4 estrelas na avaliação de segurança, número que cai para nenhuma estrela (!) no Chevrolet Spark colocado nas concessionárias mexicanas.

Essa diferença no que diz respeito à segurança, pode ser creditada em especial à configuração dos modelos, já que em alguns mercados eles sequer oferecem airbag duplo frontal. Além disso, dependendo do caso, também pode ocorrer diferenças construtivas, como o uso dos materiais utilizados nos painéis metálicos da estrutura do modelo. Os dois carros citados aqui servem apenas como exemplos, uma vez que a situação ocorre com muitos outros produtos de diferentes marcas. 

Logo, fica claro que os latino-americanos precisa fazer um esforço muito maior para adquirir o mesmo produto e recebemos um automóvel vem inferior ao vendido para europeus e quem mora nos EUA. É situação que precisa mudar, afinal a vida de todos precisa ter a mesma importância.

 
 
Chevrolet Spark vendido nos EUA
 
Chevrolet Spark vendido nos EUA
Chevrolet Spark vendido nos EUA
Kia Picanto vendido na Europa
 
Kia Picanto vendido na Europa
Kia Picanto vendido na Europa
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |