Como não poderia ser diferente, a Hyundai corre para atualizar sua gama de SUVs e não perder o bonde do sucesso da categoria na medida em que mais montadoras lançam representates nessa área.

Bem representada no segmento de utilitários de médio e grande porte, a Hyundai prepara grandes novidades para esses segmentos nos próximos dois anos.

O Hyundai Santa Fe, modelo que é comercializado no Brasil em opções com 5 e 7 lugares, será o primeiro a receber as mudanças. Uma unidade da nova geração do SUV foi flagrada finalizando alguns testes em regiões geladas, no caso a Suécia, e as imagens mostram que o modelo já está em uma fase bem avançada. A previsão é que o novo Santa Fe seja revelado em 2018 já como modelo 2019.

A grande novidade do modelo ficará mesmo na parte dianteira, com a adoção de uma nova grade no formato colméia, e no conjunto óptico. A Hyundai adotará uma solução bem parecida com a da Fiat Toro, com duas partes distintas: uma superior, abrigando a iluminação diurna, e outra inferior, próxima à grade, abrigando o restante do sistema de iluminação.

Outra decisão acertada da Hyundai será acabar com a divisão entre Santa Fe e Grand Santa Fe, a opção com entre-eixos alongado do modelo. A montadora deverá adotar um novo nome para a variante com maior espaço interno para evitar confusão.

Esse novo Grand Santa Fe deverá oferecer capacidade para 8 passageiros e talvez a fabricante resgate a designação Veracruz para ele. O SUV de grande porte também chegou a ser oferecido no Brasil e conquistou relativo sucesso, porém saiu de linha em 2011.

Atualmente o Santa Fe parte de R$ 192.759 com 7 lugares e traz um bom pacote de itens de série, com destaque para o teto solar panorâmico, faróis com iluminação por gás xenon, bancos dianteiros e traseiros com aquecimento, 6 airbags, dentre outros. O motor é um 3.3 V6 a gasolina de 270 cv e 32,4 kgfm de torque que trabalha em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |