Hyundai HB20 é reprovado em segurança para crianças

Já o EcoSport tem notas acima da média na última rodada de crash-testes do Latin NCAP

O HB20 foi mal em segurança para crianças, com apenas uma estrela | Imagem: Latin NCAP

O Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança de veículos, divulgou nesta terça-feira, o complemento de crash-testes da terceira fase do programa. Nele foram avaliados os modelos EcoSport e HB20, que têm feito imenso sucesso nas vendas.

A má notícia é que o hatch compacto da Hyundai teve nota baixa em segurança infantil. De cinco estrelas, o modelo obteve apenas um (foram apenas 4,77 pontos em 39 possíveis). Segundo o Latin NCAP, crianças transportadas no banco de trás podem chocar suas cabeças na parte traseira dos bancos dianteiros.

A cadeirinha infantil teve sua estrutura abalada pela alta carga recebida. O veículo também não conseguiu evitar que cabeça e peito de passageiros infantis sofressem grande aceleração, considerada acima da média pelo padrão do órgão.

Veja também: Sandero e J3 vão muito mal em crash-teste

Os ocupantes adultos ficaram melhor protegidos no HB20, mas longe ainda do ideal. Foram 10,23 pontos de 16 possíveis, o que equivale a 3 estrelas de 5 disponíveis. Os pontos negativos, nesse caso, foram a pouca proteção ao peito dos ocupantes e a existência de estruturas que podem causar lesões nos joelhos.

Comparado aos seus principais rivais, o HB20 ficou atrás do Etios (4 e 2 estrelas) e do Gol 1.6 Trend e Palio ELX (ambos com 3 e 2 estrelas). Todos eles equipados com airbags duplos.

EcoSport no Latin NCAP
Divulgação

EcoSport conseguiu 4 estrelas na segurança para adultos e 3 para crianças

EcoSport vai bem, mas fica atrás do New Fiesta

Curiosamente, o EcoSport, que utiliza a mesma plataforma do New Fiesta, avaliado no final do ano passado, teve um resultado um pouco inferior ao hatch da Ford. Foram 4 e 3 estrelas contra 4 e 4 do New Fiesta. A desvantagem do SUV é ter permitido uma forte desaceleração na altura do peito de uma criança com 18 meses. No mais, o veículo possui assentos com sistema Isofix, que prendem as cadeirinhas infantis com maior eficiência.

Evolução

Apesar de alguns resultados decepcionantes, o Latin NCAPconsiderou haver ocorrido uma evolução na segurança dos veículos vendidos na região. A adoção do sistema Isofix foi um dos exemplos citados pelo órgão.

O Latin NCAP também anunciou que a próxima fase do programa contará com crash-testes laterais, que seguem as recomendações de segurança das Nações Unidas. Veja todos os carros avaliados pelo Latin NCAP:

EcoSport no Latin NCAP