Gol chega a 8 milhões de unidades produzidas com futuro incerto

Hatch compacto lançado pela Volkswagen em 1980 é o automóvel mais vendido do Brasil, mas mudança do consumidor pode abreviar sua longa carreira
O Gol chega a 8 milhões de unidades produzidas, após 37 anos de mercado

O Gol chega a 8 milhões de unidades produzidas, após 37 anos de mercado | Imagem: Divulgação

Lançado em 1980, portanto há 37 anos, o Gol é de longe o automóvel mais produzido na história da indústria automobilística brasileira. É quase o dobro do segundo colocado, o Uno, da Fiat. E, nessa quarta-feira (05), o veículo da Volkswagen chegou a marca de 8 milhões de unidades fabricadas.

O exemplar, um Gol Track na cor branca, saiu da linha de montagem da fábrica de Taubaté (SP), onde o modelo ‘nasceu’ e que agora passa a produzi-lo com exclusividade – o modelo também era feito em São Bernardo do Campo, onde abriu espaço para a chegada do novo Polo.

É um feito e tanto o do Gol, mas ele poderia ter chegado a esse volume bem antes. É que desde 2013 o carro mais famoso da Volks no país vende cada vez menos – no ano passado foram apenas 60 mil unidades contra 300 mil em 2009. Este ano, o modelo ensaia uma leve recuperação, mas já não é mais sombra do que foi no passado, quando liderou o ranking de vendas por 27 anos ininterruptos.

De certa forma, a “culpa” não foi exatamente do carro e sim da mudança do perfil do consumidor brasileiro. Se antes valores como robustez, valor de revenda e manutenção barata eram prioridade para os clientes hoje busca-se mais que isso: é preciso ter um bom design, espaço interno e equipamentos modernos.

Não que o Gol não tenha parte disso, a geração atual enfim rompeu com o projeto original que perdurou até o modelo “G4”, mas a imagem de carro simplório colou de tal forma que o Gol não conseguiu mais se livrar do estigma de veículo pelado.

Não é à toa que a Volkswagen decidiu relançar o Polo no Brasil, no final deste ano. A nova geração, construída sobre a plataforma MQB-A0, é moderna e enxuta para fabricar, mas o modelo ocupará uma faixa de mercado logo abaixo do Golf, vitimando mesmo o Fox, que deve sair de cena no futuro.

Se o Polo não vai tirar mercado do Gol por que o futuro do hatch está indefinido? Pela simples razão que há modelos de sobra na linha da Volkswagen. David Powels, presidente da montadora no Brasil, já reconheceu que o Gol irá para a base do portfólio, ou seja, custará menos que o up!, um modelo menor, porém, bem mais avançado e global.

5º mais vendido em 2017

Caberá ao Gol a tarefa de capturar uma parcela do público que busca um carro mais racional e em conta. Para não tomar o caminho do Clio (que morreu) e do Palio, seu arquirrival histórico (e colocado de canto após a chegada do Argo), a VW deverá promover um upgrade no Gol em breve, mas o resultado disso ainda é um mistério. Ou o público resolve voltar a comprar carros baratos ou esse segmento continuará apenas marginal.

Por enquanto, o Gol segue com uma procura respeitável para o momento. No primeiro semestre, ele teve uma média de 6 mil emplacamentos por mês e a 5ª posição no ranking de vendas, longe do seu passado glorioso, é verdade, mas uma prova que há interessados no hatch compacto.

Uma coisa, no entanto, é certa: o próximo milhão, se vier, vai demorar bem mais tempo.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa