A General Motors anunciou nesta segunda-feira (2) um direcionamento bem específico para os próximos anos. Segundo Mark Reuss, vice-presidente executivo de desenvolvimento de produto, compras e cadeia de fornecedores, “a General Motors acredita em um futuro totalmente elétrico. Embora esse futuro não aconteça imediatamente, a GM está empenhada em promover um maior uso e aceitação de veículos elétricos através de soluções que atendam às necessidades de nossos clientes”, revelou Reuss, homem que é o responsável pelos próximos automóveis da marca.

Para mostrar que vai entrar de cabeça nesse novo mundo, a GM revelou também nesta segunda a estreia de 20 novos veículos com propulsão totalmente elétrica até 2023. Dois deles serão lançados nos próximos 18 meses, adianta a GM, e serão “baseados no aprendizado com o Chevrolet Bolt EV”. O Bolt EV aparece em destaque na foto acima.

Vale a pena destacar que a atual presidente e CEO da GM, Mary Barra, já antecipou que a montadora vislumbra um futuro com “zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento”, cenário no qual os carros autônomos também deverão colaborar em grande parte.

Uma peculiaridade relevante dentro da nova estratégia da GM é que a energia elétrica que moverá os carros não poluentes da montadora poderá ser armazenada não só em baterias, mas também obtida de células de combustível, tecnologia que vira e mexe ganha mais destaque entre as principais fabricantes do mundo. “Chegar a um futuro de zero emissões exigirá mais do que apenas tecnologia de bateria elétrica. Exigirá uma abordagem em duas vertentes para a eletrificação: bateria elétrica e célula elétrica de combustível a hidrogênio, dependendo das necessidades de cada um”, revelou a marca em comunicado.

Pensando nisso, a GM trabalha em conceitos inovadores como o exótico SURUS, sigla para Silent Utility Rover Universal Superstructure, um veículo conceito com quatro rodas movidas a célula de combustível em uma carroceria de caminhão pesado, conduzido por dois motores elétricos. Com sua capacidade e arquitetura flexível, SURUS poderia ser usado como um veículo de entrega, caminhão ou mesmo uma ambulância sem emitir qualquer poluente.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/