Depois do Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil, outro modelo com elevado volume de comercialização em nosso país também mostrou que fica devendo muito em segurança. Dessa vez foi o Ford Ka, que, avaliado pelo Latin NCAP, registrou nenhuma estrela na proteção para adultos, a pior classificação conferida pelo órgão que analisa a segurança dos automóveis comercializados em nossa região. O resultado só não foi pior porque o Ford Ka ao menos registrou três estrelas para a proteção do passageiro infantil.

“O Ford Ka foi originalmente avaliado em um impacto frontal em 2015, conseguindo quatro estrelas para o ocupante adulto. O Latin NCAP fez o teste de impacto lateral visando estimar o resultado de acordo com os novos protocolos de avaliação (2016). O Ka apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta. O Ka não proporciona dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura nem no painel interior nas portas. Levando em conta os resultados dos testes, o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995”, destaca o Latin NCAP em comunicado.

Mesmo com as três estrelas conquistadas para os passageiros infantis, o Latin NCAP destaca que “o modelo não oferece cintos de três pontos em todas as posições, a sinalização de ancoragens ISOFIX é deficiente e não conta com a possibilidade de desligar o airbag do passageiro na hora de instalar um Sistema de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás, motivos adicionais para a redução da pontuação. A porta traseira direita foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros crianças a riscos maiores”.

"Estamos surpresos que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU. Os compradores de automóveis merecemos muito mais que esse resultado inferior ao padrão mundial da parte das companhias que sabem, bem ao certo, como produzir automóveis bem mais seguros. Esse resultado ruim deveria servir como uma lição para os governos de toda a região, já que alguns fabricantes ainda não conseguem proporcionar níveis mínimos de segurança voluntariamente. Portanto, o Latin NCAP faz questão de solicitar a todos os governos da América Latina a adotar, de forma urgente, a certificação padrão do teste de batida frontal e lateral da ONU e que, enquanto isso, os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para todos os carros. Com isso, todos os consumidores terão informação clara sobre a segurança oferecida pelo veículo que desejem comprar", finaliza Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Procurada pelo AUTOO para se manifestar sobre o resultado, a Ford declarou que “o Ka está disponível no Brasil desde 1997 e cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira. O Ka também oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança, como distribuição eletrônica de freios (EBD), ISOFIX (para ancoragem de bebê conforto), encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central e lembrete de uso do cinto de segurança para o banco do motorista”. 

 
 
Ensaio do Latin NCAP avaliando o Ford Ka
 
Ensaio do Latin NCAP avaliando o Ford Ka
Ensaio do Latin NCAP avaliando o Ford Ka
Ensaio do Latin NCAP avaliando o Ford Ka
 
Ensaio do Latin NCAP avaliando o Ford Ka
Ensaio do Latin NCAP avaliando o Ford Ka
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/