Como se imaginava, a Fiat decidiu criar uma nova marca para seu inédito hatch compacto/médio, até então conhecido pelo codinome X6H. Ele se chamará Argo, mais uma denominação terminada com a letra o como a picape Toro. O modelo chegará ao mercado até junho deste ano.

A intenção da marca italiana é clara: começar do zero um novo projeto para tentar emplacar um modelo capaz de dar um ar de qualidade e tecnologia ao Argo. Nomes como Uno, Palio ou Gol perderam espaço na cabeça do consumidor que os associam a produtos básicos e antigos - não é à toa que a Volks também decidiu relançar o Polo no Brasil, um veículo assumidamente premium.

O Argo, no entanto, será um veículo "híbrido" no sentido de usar componentes de carros já fabricados pela marca com um estilo baseado no novo Bravo lançado no exterior, nome que chegou a ser cogitado também.

Estreando uma nova plataforma, que deverá ser estendida a outros carros da marca, o Argo promete bom espaço interno e tecnologia, com direito a start-stop e uma conectividade de ponta, além de economia - ele usará os motores 1.3 GSE e 1.8 E.torQ, hoje oferecidos no Uno e na Toro, por exemplo.

Sem registro da marca

A revelação do nome Argo para o novo Fiat surpreendeu. É comum as montadoras registrarem essas marcas no INPI, órgão de marcas e patentes do governo brasileiro, mas o termo Argo não consta em nenhum registro em nome da FCA, a holding que controla a Fiat. A mais recente entrada é de uma empresa de energia cujo nome é Argo. É claro que registrar essa marca é possível, dependendo do uso, mas esse aparente descuido da Fiat não parece preocupar a empresa: há, inclusive, protótipos disfarçados do carro rodando em grandes cidades com a hashtag #descubraargo.

Se a estratégia dará certo, não se sabe. Com a Toro, a Fiat conseguiu atrair um público novo para a marca, mas o segmento de hatches premium não é fácil e está cheio de concorrência - a picape praticamente não tem rivais hoje.

Uma coisa é certa: é preciso se reinventar. O brasileiro já não liga tanto para tradição, ele quer um veículo que denote algum grau de notoriedade nas ruas, sem falar na confiança da marca, item em que os japoneses e coreanos hoje sobram.

 
 
Fiat Argo 2018
 
Fiat Argo 2018
Fiat Argo 2018
Projeção Fiat X6H
 
Projeção Fiat X6H
Projeção Fiat X6H
Suposto painel de instrumentos e volante do Fiat X6H, sucessor do Punto e do Bravo
 
Suposto painel de instrumentos e volante do Fiat X6H, sucessor do Punto e do Bravo
Suposto painel de instrumentos e volante do Fiat X6H, sucessor do Punto e do Bravo
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca