Ele precisa de apenas 2,3 segundos para acelerar de 0 a 60 milhas por hora (96 km/h). Em somente 1 segundo ele é capaz de alcançar 30 milhas por hora, ou 48 km/h. É com essas credenciais que a Dodge revelou na noite da última terça-feira (11) o aguardado Challenger SRT Demon, que é movido por um 6.2 V8 sobrealimentado por compressor que entrega 851 cv (840 hp) e uma patada de 78,5 kgfm de torque. O propulsor é uma derivação mais agressiva do já violento SRT Hellcat, que entrega “apenas” 716 cv (707 hp).

Mas os impressionantes números de desempenho do Challenger SRT Demon não param por aí. Ele foi certificado pela norte-americana NHRA (National Hot Rod Association) como o modelo V8 mais rápido no tradicional “quarto de milha” ou nosso 0 a 400 metros. O cupê precisou de 9,65 segundos para executar a prova, onde atingiu 225 km/h.

Já no campo das excentricidades, a Dodge gaba-se por ter o primeiro veículo de produção em série no mundo a conseguir levantar as rodas dianteiras em uma aceleração mais intensa, criando, como se diz na gíria, o “wheelie”. O Challenger SRT Demon conseguiu um “wheelie” de 89 cm, o qual foi auditado pelo Guinness World Records e figura no Livro dos Recordes. Como se não bastasse, o Challenger SRT Demon também é o modelo capaz de atingir a maior força G registrada por um carro de produção, no caso de 1,8 g.

Segundo a Dodge, o SRT Demon conta com um generoso supercharger de 2.7 litros que é capaz de atingir até 6.500 rpm e trabalhar com uma pressão que pode chegar a 14,5 psi. Uma solução interessante adotada pela fabricante é o SRT Power Chiller, que pode redirecionar parte do refrigerante do ar-condicionado para ajudar no resfriamento do compressor.

Para ajudar a controlar todo esse ímpeto, o Challenger SRT Demon é o primeiro carro produzido em série a sair de fábrica com o TransBrake, que proporciona acelerações mais rápidas e controladas, e o Torque Reserve, que tem função semelhante.

O câmbio é um automático de 8 marchas e o cupê ainda conta com recursos como o Drag Mode Launch Assist que monitora o movimento das rodas e pode atuar na distribuição de torque para evitar um deslizamento muito prolongado e recuparar a tração. Nesse ponto os massivos pneus 315/40 R18 ajudam na hora de acelerar. Também existe o modo Drag Mode para a suspensão, acerto que maximiza a distribuição de peso para a traseira com o objetivo de melhorar as arrancadas.

A ideia da Dodge, com o projeto, e oferecer o desempenho de um “supercarro por preços acessíveis”. A Dodge, contudo, ainda não revelou o preço, mas adiantou que 3.000 unidades do Challenger SRT Demon serão oferecidas nos EUA e outras 300 no Canadá.

A Dodge também faz questão de declarar que o 6.2 V8 atende às normas da SAE J1349 em termos de durabilidade e também cumpre as normas de emissões dos EUA. O modelo, inclusive, contará com a mesma garantia que a marca oferece a seus carros por lá, no caso de 3 anos ou 36.000 milhas (cerca de 58.000 km). O conjunto motor e câmbio recebe a cobertura por 5 anos ou 60.000 milhas, aproximadamente 100.000 km.

Pensado para entregar o máximo em termos de desempenho, o Challenger SRT Demon pode sair de fábrica sem os assentos do passageiro dianteiro e o banco traseiro com o objetivo de reduzir o peso. A Dodge acrescenta que, se você não quiser ser tão radical assim é possível colocar os bancos ao custo de US$ 1 cada.

 
 
Dodge Challenger 2018
 
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César Tizo

César Tizo |