A Volkswagen lançou na noite desta segunda-feira (17) a linha 2018 do up!, que traz para o Brasil as mesmas novidades inauguradas no compacto vendido também na Europa.

Em linhas gerais, a ideia da Volkswagen foi conferir ao up! um aspecto menos “lúdico” e mais “musculoso e esportivo” ao modelo, que ganhou aprimoramentos em especial na dianteira. A região passa a ostentar um novo capô, com leves vincos bem pronunciados nas extremidades, além de novos faróis incluindo um jogo de luzes revisto, nova grade e uma nova proteção da parte inferior do para-choque.

Já na traseira, o para-choque é novo e traz traços que ajudam a realçar o novo aspecto mais arrojado do up! com linhas mais marcantes para a peça. As lanternas mantém o formato, porém agora contam com um novo jogo de luzes e passam a ser fabricadas com injeção tripla de material, o que garante um efeito visual mais interessante.

O conjunto de rodas de liga leve e calotas foi revisto, oferecendo design mais “direcional”, nas palavras da equipe de design da montadora. O efeito, em linhas gerais, agrada.

Com os novos para-choques, o up! 2018 passa a ter comprimento de 3,68 metros. Ou seja, 84 mm maior que o modelo anterior (ganho de 72 mm no balanço dianteiro, que passa a ser de 657 mm, e 12 mm no balanço traseiro, 611 mm).

As opções com o aclamado motor 1.0 TSI, sobrealimentado por turbo e com injeção direta, passam a oferecer uma identificação visual mais clara a partir de agora. Quando equipado com o propulsor mais potente da gama, o up! passa a contar não só com a tampa do porta-malas pintada na cor preta, como também ostenta a partir da linha 2018 adesivos com o logotipo TSI na base da coluna B e um “escudo” preto no para-choque dianteiro.

Por dentro a Volkswagen promoveu mudanças pequenas, como é característico nos facelifts da marca, mas que resultam em um bom resultado geral. Dentre as evoluções, o destaque vai para o novo volante que remete a modelos mais sofisticados como o Golf, bem como o painel de instrumentos redesenhado e oferecendo uma visualização bem mais fácil do velocímetro, conta-giros e marcador do nível de combustível. O peça central do painel (“pad” no jargão técnico) bem como a “ilha” central foram redesenhados e na versão high up! pode receber acabamento em dois tons.

Seguindo um formato de conectividade que estreou com o Fiat Mobi, a gama up! 2018 oferece o inédito sistema “Composition Phone”, que por meio do aplicativo “maps + more” (disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS) instalado no smartphone permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Com tela colorida de 5”, o sistema “Composition Phone” conta ainda com entradas auxiliar e SD-Card e porta USB (capaz de carregar a bateria do celular), posicionada no suporte de celular (item de série em todas as versões).

O pareamento entre o celular e o sistema de som ocorre via Bluetooth. Ao abrir o aplicativo “maps + more”, a tela do smartphone passa a ser a tela central do sistema de som e, com isso, é possível também controlar algumas funções do celular via sistema de som. Vale ressaltar que, paralelamente ao uso do aplicativo Volkswagen, é possível utilizar outros aplicativos, como o Spotify, o Waze, entre outros.

A linha 2018 do Volkswagen up! fica assim distribuída:

take up! - R$ 37.990 (mesmo valor da linha 2017): traz de série pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer” (de alta eficiência), alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro. A partir da linha 2018 o take up! passa a contar com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular (inédito no segmento). Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.

Como opcional, o cliente tem à disposição o pacote “take completo”, que acrescenta o sistema “easy drive” (direção com assistência elétrica), coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento das portas elétrico.

move up! - R$ 48.290 com motor 1.0 MSI e câmbio manual (R$ 45.987 até a linha 2017); R$ 50.668 com motor 1.0 MSI e câmbio robotizado (R$ 48.365 até a linha 2017); R$ 52.790 com motor 1.0 TSI (R$ 50.123 até a linha 2017): passa a contar, como equipamento de série, com iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

Complementam a lista (além de todos os itens de série do take up!) a direção elétrica, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters. O único opcional para o move up! TSI é o sistema de som “Composition Phone” (R$ 1.400).

up! connect – novidade para o hatch, a série especial “connect” traz detalhes inéditos e estilo diferenciado. Oferecida exclusivamente com a motorização TSI, a novidade traz retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som “Composition Phone”. A versão “connect” será oferecida nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius. Com teto externo na cor do veículo, o up! Connect TSI custará R$ 54.990 ou R$ 56.390 com o teto externo na cor Preto Ninja.

high up! TSI - R$ 57.100 (R$ 55.458 até a linha 2017): versão mais equipada, acrescenta a todos os itens de série do move up! mais rodas de liga leve de 15”, os sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”.

A função “Coming & Leaving Home” faz com que, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro, garantindo comodidade ao iluminar a garagem, por exemplo.

O high up! traz de série também faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.

Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. O cliente tem à disposição o sistema de som “Composition Phone” (R$ 1.400) e o revestimento dos bancos em couro sintético Native (R$ 830).

cross up! TSI – R$ 55.600 (R$ 54.094 até a linha 2017): configuração com apelo aventureiro, o cross up! TSI conta com todos os itens do high up!, além dos diferenciais visuais, como para-choques exclusivos, rodas de liga leve 15” diamantada com detalhes em preto brilhante, rack de teto, soleira das portas com aplique de alumínio, entre outros. Há a opção de equipar o modelo com revestimento dos bancos em couro sintético Native (R$ 830).

Vale destacar que a Volkswagen promoveu uma “racionalização” na gama up! e deverá aplicar a estratégia também para outros produtos. Com isso, o up! deixa de ser oferecido com a opção de carroceria 2 portas. Além disso, versões como a speed up! e os “coloridos” black/red/white up! saem do catálogo do modelo. Lembrando que as configurações cross up! e high up! agora contam apenas com o motor 1.0 TSI sob o capô.

Você confere ainda nesta semana uma avaliação do AUTOO a bordo do Volkswagen up! 2018.

 
 
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
Volkswagen up! 2018
Volkswagen up! 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/