A Chery apostou alto no Salão de Frankfurt realizado neste ano e realizou um passo importante em sua estratégia de expansão global. A chinesa apresentou na consagrada mostra europeia seus planos para uma nova família de modelos com maior tecnologia, elevada eficiência e processos “premium” de construção e montagem. Essa nova gama atenderá pelo nome Exeed e contemplará carros de passeio e SUVs.

O primeiro fruto dessa nova gama será o Chery Exeed TX, um SUV compacto destinado ao público jovem que valoriza design, qualidade, bom comportamento dinâmico, conectividade e segurança. A nova plataforma usada pela família Exeed, chamada M3X, contempla a possibilidade de propulsão eletrificada, tanto que todas as versões do TX contam com esse tipo de motorização.

No modelo apresentado em Frankfurt, o TX contava com variantes híbrida, híbrida plug-in e com propulsão somente elétrica. Em sua variante plug-in, o TX combina um motor 1.5 a gasolina com outro propulsor elétrico de 115 cv. Nessa configuração, o TX conta com tração integral e transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. Segundo a Chery, o Exeed TX plug-in é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos, alcançar 200 km/h de velocidade máxima e obter um consumo combinado de excelentes 55,5 km/l.

Com a bateria carregada, o TX híbrido plug-in é capaz de se deslocar por até 70 km somente no modo elétrico desde que a velocidade não ultrapasse 120 km/h. O modelo também contará com um sistema de carregamento rápido que permite alcançar 80% da capacidade da bateria em 30 minutos. Quando conectado a uma tomada de 220V, o conjunto de baterias leva 4 horas para alcançar a carga máxima.

A Chery faz questão de destacar que a gama Exeed “foi projetada de acordo com as mais altas referências europeias, realizando parcerias com os melhores fornecedores do mundo e incorporando um brutal e rigoroso programa de desenvolvimento para o SUV compacto”.

O sistema de tração integral, por exemplo, foi desenvolvido em parceria com a Dana e a BorgWarner, enquanto a central multimídia com tela de 10” e o painel digital de 7” são fornecidors pela Bosch.

O Exeed TX terá opção de rodas de liga leve até o aro 19” e uma série de assistentes de condução como alerta de ponto cego, detector de fadiga, aviso de saída da faixa de rodagem, dentre outros. O modelo também terá, além do airbag frontal duplo, as bolsas laterais e de cortina.

Por que a notícia é interessante para o Brasil? Quando procurada pelo AUTOO, a subsidiária brasileira da Chery adiantou que o Exeed TX “deverá ser lançado em diversos mercados ao redor do mundo e a produção no Brasil não está descartada”. Ainda que a marca não confirme o lançamento do TX por aqui, seguramente é um modelo que daria muito mais competitividade para a Chery por aqui. Atualmente a marca conta com uma fábrica no interior de São Paulo onde são produzidos os modelos New QQ e Celer hatch e sedã.

 
 
Chery Exeed TX
 
Chery Exeed TX
Chery Exeed TX
Chery Exeed TX
 
Chery Exeed TX
Chery Exeed TX
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/