Mostrando a importância cada vez maior de recursos de conectividade e condução autônoma nos veículos, as montadoras estão dando cada vez mais atenção a eventos como o Consumer Electronics Show (CES), a principal mostra de tecnologia e equipamentos eletrônicos do mundo que ocorre todos os anos em Las Vegas (EUA).

Fabricante “da casa”, a Chrysler revelou na CES 2017 o conceito Portal, uma minivan elétrica voltada para a geração dos Millennials. Segundo a Chrysler, que classifica essa parcela da população como os nascidos entre 1982 e 2001, ao longo dos próximos 10 anos os Millennials estarão começando suas famílias e a empresa quer entregar um modelo que atenda suas necessidades e desejos. Para isso, um longo estudo de 20 anos foi realizado utilizando pesquisas etnográficas que apontaram a predileção dos Millennials por atributos como flexibilidade e valor agregado, tecnologia avançada e socialmente responsável.

Além da carroceria monovolume, o Portal conta com propulsão somente elétrica e pode rodar por volta de 400 km com uma carga completa das baterias. Outra característica interessante do modelo é que ele contará com três modos de condução semi-autônoma, sendo que o motorista poderá optar por conduzir o modelo ou deixar ele rodar sem qualquer intervenção. Já equipado com vários sensores, como radar, LIDAR, sonar, dentre outros, a arquitetura modular do modelo permitirá incluir novos recursos de navegação autônoma na medida em que eles encontrarem-se disponíveis.

Mas o destaque do Portal vai mesmo para a parte interna. Projetado com a ideia de criar um “terceiro espaço”, ou seja, uma “ponte serena entre a casa e o trabalho com o carro”, o Portal se vale de uma série de recursos a começar pelo reconhecimento facial e por voz, ajustando os acertos de acordo com o perfil do motorista para o sistema de som, navegação e até mesmo a iluminação interna e externa do modelo.

O Portal também já é equipado com a tecnologia vehicle-to-x (V2X), que compreende a comunicação do carro com o sistema viário, alertando sobre locais mais propensos a acidentes, aproximação de veículos de emergência, dentre outros. Na mesma linha da segurança, o Personal Zoned Audio é capaz de alertar o motorista sobre o que ocorre nos arredores do carro direcionando sons específicos para sua posição dentro do veículo.

Além disso, para facilitar o uso de dispositivos móveis, o Portal conta com um sistema sem fio para facilitar a integração do carro com celulares, tablets, reprodutores de mídia, dentre outros. Os passageiros também podem usar a plataforma para trocarem arquivos entre eles, como fotos, vídeo, dentre outros.

Quem também seguiu uma linha parecida para a CES 2017 foi a Mercedes-Benz. A divisão de veículos comerciais segue firme em sua estratégia adVANce e exibe na mostra norte-americana mais um fruto do projeto, no caso a Vision Van. Com propulsão elétrica e autonomia para 270 km, a novidade traz o compartimento de carga com operação automatizada para facilitar as entregas e conta até mesmo alguns drones autônomos para realizar entregas aéreas.

Por dentro, a Vision Van conta com um painel que informa não só a velocidade do carro, como também o planejamento das rotas de entega ou detalhes dos planos de voo dos drones. Na parte traseira do compartimento de carga, perto do local de saída dos volumes transportados, funciona um terminal que conecta todos os sistemas de gerenciamento autônomo de entregas realizadas pela van. Em operações manuais, o responsável pode usar um smartwatch conectado com a Vision Van que carrega não só o endereço de entrega, como também pode conter códigos para abertura de sistemas de fechadura digital.

Outra alemã, dessa vez a BMW, aproveita a CES 2017 para mostrar até mesmo como os sistemas de tencologia presentes no carro podem ajudar na vida cotidiana. O recurso chamado BMW Connected Window mostra ao usuário, em algum ponto específico da casa, uma tela que permite configurar o planejamento para o dia e se conecta diretamente com a central multimídia do carro, ajudando a planejar e otimizar a agenda diária.

A BMW também aproveita a CES 2017 para mostrar mais detalhes sobre o HoloActive Touch, nova tecnologia que promete substituir os interruptores e botões convencionais com que estamos habituados nos carros atuais. A novidade é composta por um monitor virtual projetado logo acima do console central sendo que, para operar, basta apenas utilizar os dedos.

Por fim, uma parceria entre a BMW e a Amazon, que permitirá até mesmo realizar compras diretamente no carro. Além disso, quando o veículo encontrar-se no modo de condução autônoma, os passageiros poderão adquirir um filme, por exemplo, por meio do sistema Amazon Prime Now.

 
 
Chrysler Portal
 
Chrysler Portal
Chrysler Portal
Chrysler Portal
 
Chrysler Portal
Chrysler Portal
Chrysler Portal
 
Chrysler Portal
Chrysler Portal
Chrysler Portal
 
Chrysler Portal
Chrysler Portal
Chrysler Portal
 
Chrysler Portal
Chrysler Portal
Mercedes-Benz Vision Van
 
Mercedes-Benz Vision Van
Mercedes-Benz Vision Van
Mercedes-Benz Vision Van
 
Mercedes-Benz Vision Van
Mercedes-Benz Vision Van
BMW HoloActive Touch
 
BMW HoloActive Touch
BMW HoloActive Touch
 
 
César Tizo

César Tizo |