A divisão alemã da GM, a Opel, divulgou as primeiras informações sobre o seu novo compacto popular, que vinha sendo chamado de Junior pela imprensa especializada na Europa. Batizado de Adam, o novo hatch se posicionará abaixo do Corsa D – não confundir com o modelo brasileiro – e terá a missão de “bombar” as vendas da marca naquele mercado.

A montadora informou que, de início, o carrinho terá a sua disposição uma lista de motores com capacidade entre 1.0 e 1.4, mas que no futuro ele ainda será equipado com um propulsor 1.6 a diesel e a gasolina dotados de turbo.

Além disso, a sua plataforma deverá ser utilizada pela próxima geração do Corsa, mas para isso a marca alongará suas medidas. O novo Opel Adam será apresentado oficialmente durante o Salão de Paris, que acontece em setembro deste ano, e seus principais concorrentes na Europa serão Fiat 500, Ford Ka (europeu), Volkswagen Up!, Kia Picanto e Nissan Micra – o nosso March.

Distante de nós...

Da mesma categoria do Fiat Uno, o Opel Adam dificilmente servirá de base para algum modelo da Chevrolet no Brasil. Isso porque para esse segmento a marca da gravatinha dourada já toca o projeto Ônix, que dará origem aos substitutos do Celta e Prisma.

Jair Oliveira

|